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dc.contributor.advisorMasuero, Angela Borgespt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Fernanda Mattiellopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-10T02:05:31Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96318pt_BR
dc.description.abstractO crescimento acelerado do setor da construção civil tem ocasionado o surgimento de fatores que contribuem para a diminuição da qualidade dos produtos entregues. Essa situação é facilmente percebida através dos casos de manifestações patológicas registrados, durante o período de garantia, em empreendimentos já entregues. Contribuem para esse cenário o boom do setor, que acabou provocando a produção de matéria prima em larga escala e, em alguns casos, sem o controle de qualidade adequado, a baixa qualificação da mão de obra, a utilização de materiais novos, muitas vezes sem definições sobre o comportamento deles em serviço, e até mesmo a falta de retroalimentação sobre os produtos ou sistemas executivos que foram causadores de falhas em obras antigas. Para realizar os reparos necessários, causando o mínimo transtorno possível, as empresas têm investido na criação de setores especializados em prestar atendimento aos clientes e solucionar quaisquer problemas na edificação relacionados às falhas executivas. Em grande parte dos casos, esses setores atuam desde o atendimento ao chamado do cliente, quando é identificado o motivo da reclamação, até o reparo e acompanhamento para verificar a eficácia da solução utilizada. Todos os reparos realizados são cadastrados em um banco de dados, com o máximo detalhamento possível, em que constam informações a respeito da falha observada, empreendimento no qual ela ocorreu e grupo de atividade a que ela pertence. De posse desse banco de dados, pertencente a uma construtora de Porto Alegre, analisou-se nesse trabalho quais seriam as manifestações mais recorrentes e feitas considerações a respeito das possíveis causas que originaram tais insatisfações. Foram determinados, por análise com ferramenta da qualidade, cinco grupos considerados críticos: esquadrias, revestimento de parede, revestimento de piso, instalações hidráulicas e forro. Esses cinco grupos correspondem a aproximadamente 75% das reclamações registradas, e grande parte dos reparos estão relacionados a falhas oriundas do próprio processo executivo, seja por má execução ou por danos causados ao sistema pela própria obra. Observou-se também o chamado efeito cascata de alguns erros executivos, situação evidenciada quando a falha em um sistema acaba provocando reparo em outras partes da edificação. De maneira geral, ficou explícita a necessidade de análise dos dados registrados pela assistência técnica como forma de prevenção de problemas recorrentes e também para a identificação de falhas no sistema de procedimentos e conferências.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleIdentificação das principais manifestações patológicas em empreendimentos residenciais com base nos dados da assistência técnica de uma empresa construtorapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914840pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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