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Proposta de uma estrutura de indicadores para avaliar o desempenho de cadeias de valor : o caso do setor moveleiro do Oeste de Santa Catarina

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Proposta de uma estrutura de indicadores para avaliar o desempenho de cadeias de valor : o caso do setor moveleiro do Oeste de Santa Catarina

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Título Proposta de uma estrutura de indicadores para avaliar o desempenho de cadeias de valor : o caso do setor moveleiro do Oeste de Santa Catarina
Autor Deimling, Moacir Francisco
Orientador Kliemann Neto, Francisco Jose
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Avaliação de desempenho
Indústria moveleira
[en] Furniture field
[en] Performance indicators
[en] Value chain
Resumo A competitividade tem sido tema recorrente no âmbito das empresas há muito tempo, mas tem um destaque maior à medida que os mercados abriram-se para um amplo comércio mundial. Antes discutido em nível de unidade, a competitividade não mais pode ser assegurada pelas competências e habilidades da empresa tão somente. A tônica atual no que se refere à competitividade considera o esforço de toda a cadeia de valor para atender às necessidades dos consumidores finais dos produtos e/ou serviços produzidos por esta. Alguns modelos foram desenvolvidos para atender às necessidades de mensuração de cadeias de valor, considerando os vários níveis dos indicadores, tanto a nível estratégico, quanto tático e operacional, mas lacunas ainda existem a serem preenchidas na busca de modelos mais completos. Neste sentido, este estudo desenvolveu uma estrutura de indicadores de desempenho para avaliar o desempenho de cadeias de valor, em específico a do setor moveleiro do oeste catarinense. Para tal se valeu de vários métodos de coleta de dados, como entrevistas, survey e método Delphi na busca de estruturar um conjunto de indicadores que pudessem avaliar o desempenho da cadeia de valor moveleira. O presente estudo se caracteriza com sendo um estudo exploratório, de cunho qualitativo e também um estudo de caso. Como resultados desta pesquisa, foram identificados na literatura os principais indicadores de desempenho utilizados para avaliar cadeias de valor, foram agrupados e analisados por especialistas quanto à sua importância para a mensuração de desempenho, posteriormente foram avaliados pelas empresas de dois polos moveleiros quanto à importância. Por fim, para a validação do modelo proposto, foi avaliado o desempenho de indicadores em duas empresas focais e os principais atores de suas cadeias de valor.
Abstract Competitiveness has been a recurrent theme in the companies field for a long time, but it has acquired a greater highlight as markets opened up to wide global trade. Previously discussed at the unit level, competitiveness can not be assured anymore only for the companies abilities and competence. The current key-note concerning competitiveness considers the effort of the whole value chain employed to attend the final consumer needs for its products and/or for its produced services. Some models were developed to attend value chains measuring needs, considering the several levels of indicators, both strategical as operational and tactical. However, there are still gaps to be fulfilled in the search for more complete models. In this sense, this study developed a structure of performance indicators to assess value chains performance, focusing specifically on the furniture field in the West region of Santa Catarina. To accomplish that, this study employed several methods of data collection, such as interviews, survey, and the Delphi Method, aiming at structuring a set of indicators that could assess the performance of the furniture field value chain. The current study is characterized as exploratory with a qualitative approach and also a case study. As results, the main performance indicators used to assess value chains were identified in the related literature. Next, they were grouped and analyzed by experts concerning their importance to performance measuring. Later, they were assessed by companies of two furniture areas in what concerns their importance. At last, in order to validate the proposed model, the performance of indicators was assessed in two focal companies, as well as the main actors of their value chains.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/96332
Arquivos Descrição Formato
000919368.pdf (3.615Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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