Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorTorres, Tânia Batistelapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-10T02:05:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96348pt_BR
dc.description.abstractMotivado pelo problema de transportes vivido em grandes centros urbanos, este trabalho analisa a influência da estrutura urbana da cidade de Porto Alegre na decisão por viagens a pé. Conhecer os fatores capazes de influenciar as decisões individuais de viagens pode auxiliar no desenvolvimento de planejamentos urbanos mais voltados para modos sustentáveis, entre eles a caminhada, para a realização de viagens. Nesse estudo, a estrutura urbana é analisada sob três aspectos, denominados pela literatura 3Ds – desenho urbano, densidade e diversidade do uso do solo. A análise das relações é feita através de modelo comportamental de escolha discreta do tipo logit binomial. Junto às características da estrutura urbana, são consideradas variáveis de aspecto socioeconômico e atitudinais dos indivíduos. Para a modelagem foram utilizados dados disponibilizados pelo Laboratório de Sistemas de Transportes (Lastran), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coletados em 2011 através de 884 entrevistas domiciliares, com uso de questionário fechado, produzindo dados de preferência revelada desagregados. A mesma pesquisa reuniu e processou, através de Sistema de Informação Geográfica (SIG), dados de diferentes fontes para caracterizar a estrutura urbana de forma, também, desagregada. A análise quantitativa e estatística dos dados possibilitou a eleição de variáveis candidatas para a regressão logística realizada. Dessa forma, por eliminação regressiva das variáveis, foi obtido o modelo comportamental logit binomial para a probabilidade da escolha individual de realizar viagem a pé na cidade de Porto Alegre. Os resultados obtidos demonstraram que as características da estrutura urbana são capazes de influenciar a decisão por viagens a pé. A escolha discreta estudada é incentivada, principalmente, por um ambiente com maior porcentagem de interseções com quatro vias (variável mais influente), altas densidades populacionais e de comércio, com menores declividades e com menos acidentes. Quanto às características socioeconômicas, a mais influente é a renda, que desincentiva a decisão por viagens a pé. A idade e disponibilidade de automóvel também são características importantes e permitiram observar que pessoas mais jovens e sem disponibilidade de automóvel caminham mais com o objetivo de realizar viagens. Entre as variáveis atitudinais, foi observado que uma atitude pró-caminhada, exerce uma influência positiva maior na escolha pela decisão de caminhar do que a influência negativa de uma atitude pró-automóvel.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleInfluência da estrutura urbana na decisão por viagens a pé em Porto Alegre : modelo logit binomialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.identifier.nrb000914995pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples