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Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício

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Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício

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Título Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
Autor Dutra, Adriana Teixeira
Orientador Abreu, Sabrina Pereira de
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Adjetivo
Classe de palavras
Ensino de língua portuguesa
Substantivo
Resumo Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta parte da observação das contribuições de gramáticos tradicionais: Almeida (1999), Bechara (2004) e Cunha e Cintra (1985) sobre o tema e encontra suas bases na teorias de Câmara Jr. (2004) e Basílio (2001) sobre a necessidade de análise dos traços morfológicos, sintáticos e semânticos para a definição de classes de palavras. Os estudos de Basílio (2004) sobre casos de conversão plena e não plena também se somaram aos pressupostos teóricos já citados para a criação do exercício. A atividade de análise linguística empreendida objetiva desenvolver um olhar mais investigativo nos alunos promovendo a reflexão dos estudantes, a fim de que eles cheguem às suas próprias conclusões sobre casos de conversão plena e não plena entre adjetivos e substantivos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/96353
Arquivos Descrição Formato
000918843.pdf (435.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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