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Escoamento da produção de açúcar a granel do Estado de Mato Grosso do Sul destinado à exportação : um estudo de rotas e seus custos

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Escoamento da produção de açúcar a granel do Estado de Mato Grosso do Sul destinado à exportação : um estudo de rotas e seus custos

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Título Escoamento da produção de açúcar a granel do Estado de Mato Grosso do Sul destinado à exportação : um estudo de rotas e seus custos
Autor Notarjacomo, Márcia Helena Borges
Orientador Werner, Liane
Data 2013
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Indústria açucareira
Mato Grosso do Sul
Transporte multimodal
[en] Costs
[en] Logistics
[en] Modes of transportation
[en] Routes
[en] Sugar
Resumo O estudo trata do escoamento da produção de açúcar tendo objetivo analisar o processo de escoamento da produção de açúcar a granel do estado do Mato Grosso do Sul, destinado á exportação. Para tanto, foram estipulados objetivos específicos que correspondem aos dois artigos que constituem esse trabalho. O primeiro artigo intitulado “Escoamento da produção de açúcar a granel do Estado de Mato Grosso do Sul destinado á exportação: um estudo de rotas e seus custos,” teve a finalidade de descrever as principais rotas utilizadas e sugerindo novas alternativas de percurso para escoar a produção aos portos brasileiros de Santos (SP) e de Paranaguá (PR). O segundo artigo intitulado “Custos logísticos no escoamento do açúcar de exportação: Um estudo de caso em uma usina sucroalcooleira da região de Dourados, MS”, teve objetivo demonstrar os beneficios de redução de custos com a utilização do transporte multimodal no escoamento da produção de açúcar destinado a exportação. A metodologia adota no primeiro artigo foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa e, como técnica de pesquisa adotou-se um número de vinte entrevistas estruturada e descritiva no segundo. Como resultado, no primeiro artigo foram identificadas rotas alternativas e modais que podem ser utilizados para o escoamento da produção de açúcar destinado a exportação; já o segundo artigo faz uma análise de percurso entre a usina/unidade produtora localizada no município de Dourados, Mato Grosso do Sul exportadora de açúcar a granel destinado aos principais portos brasileiros Santos (SP) e de Paranaguá (PR) e seus custos para o escoamento.Dentro dos resultados obtidos,destaca-se a obtenção de redução de custos com a utilização da multimodalidade de transporte para escoar a produção com a rota sugerida: Dourados (MS) destino ao porto de Paranaguá (PR) via Sarandi(PR).
Abstract The study deals with the evaluation of the flow of sugar production process of the “bulk sugar export” from Mato Grosso do Sul. In this context, specific objectives were stipulated in relation to the two articles that determined them. The first article entitled " Flow of sugar production in bulk from the State of Mato Grosso do Sul for export: a study of the routes and their costs objectively, it describes the main routes used suggesting new alternatives routes to transport the bulk flow of the sugar production to the Brazilian ports of Santos (SP) and Paranaguá (PR). The second article entitled "Logistics Costs and flow for sugar export”: The case study in a sugarcane mill located in the region of Dourados, MS: The case study“, was intended to demonstrate the benefits of cost reduction the use of multimodal transport in the flow of sugar production for export. The methodology adopted for the first article was conducted and it describes qualitative and quantitative as research, and as the technique applied on the second article; twenty (20) structured and descriptive interviews. As result, in the first article alternative routes and modes that can be used for the transportation of sugar production for export have been identified, whereas the second article analyses of the pathways between the production plant located in the municipality of Dourados, MS, and the exporting Brazilian main bulk sugar ports in Santos (SP) and Paranaguá ( PR ) and their export costs for. Within the obtained results, it is highlighted the accomplishment of the cost savings with the use of multimodal transportation to ensure the production with the suggested route: From Dourados (MS) to the port of Paranaguá ( PR ) via Sarandi (PR). Considering the distances in kilometers, the values paid to freight carriers and the modal combination of roads and railway modes were used to compare the values between the type’s freights for
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/96381
Arquivos Descrição Formato
000915837.pdf (1.057Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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