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Diagnósticos sobre acessibilidade e tecnologia assistiva na rede municipal de ensino de Porto Alegre

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Diagnósticos sobre acessibilidade e tecnologia assistiva na rede municipal de ensino de Porto Alegre

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Título Diagnósticos sobre acessibilidade e tecnologia assistiva na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Autor Avila, Bruna Fagundes de
Orientador Batista, Vilson Joao
Co-orientador Silva, Fábio Pinto da
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Acessibilidade
Criança
Design de produto
Pessoas com deficiência
Tecnologia assistiva
[en] Accessibility
[en] Design
[en] Education
[en] Postural adaptation
[en] Technology assistive
Resumo A Acessibilidade está relacionada com a possibilidade de alcance, percepção e entendimento para a utilização de espaços com segurança e autonomia. Tecnologia Assistiva, por sua vez, é o termo utilizado para designar serviços capazes de identificar demandas vividas por pessoas com deficiência, bem como instrumentalizar estes usuários de modo que desenvolvam certa autonomia na execução de suas atividades da vida diária. O Design quando aliado a estes conceitos pode, por meio da pesquisa, trazer resultados tangíveis, traduzidos em produtos e serviços. Neste sentido, teve-se como proposta nesta pesquisa reconhecer demandas vivenciadas por crianças com deficiência no contexto escolar. Esta averiguação foi realizada em duas escolas da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre, tendo como estudos de casos duas crianças do sexo feminino, ambas diagnosticadas com paralisia cerebral. Como demanda comum, evidenciada nos dois estudos de caso, está a necessidade de otimização da adequação postural em sala de aula, posto que a cadeira de rodas utilizada e a cadeira escolar convencional não asseguram um bom posicionamento e consequentemente, um bom desempenho na aprendizagem. Como resultado, foi confeccionado dispositivo de adequação postural composto por peças (encosto e assento) que permitem o posicionamento da estrutura em cadeiras escolares. Para avaliação dos resultados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas crianças, com as próprias crianças, além das professoras que acompanharam o uso contínuo em sala de aula. Ainda como métodos de avaliação, foram utilizados mapeamento de pressão e análise termográfica nos assentos. Assim, as principais contribuições deste estudo estão na identificação de demandas para pessoas com deficiência, validadas pela presença in loco do pesquisador na realidade dos sujeitos. Além disso, houve a possibilidade de novas concepções de uso para estruturas moldadas e usinadas a partir da anatomia dos usuários.
Abstract Accessibility is related to the ability to reach, perception and understanding for the use of spaces safely and autonomy. Assistive technology, in turn, is the term used to designate services able to identify demands experienced by persons with disabilities as well as equip these users so that they develop some autonomy in carrying out their activities of daily living . The Design when combined with these concepts can through research to bring tangible results translated into products and services . In this sense it is proposed in this research was to recognize demands experienced by children with disabilities in the school context. This investigation was conducted in two schools in the municipal schools of Porto Alegre taking as case studies two female children both diagnosed with cerebral palsy. As a common demand evidenced in the two case studies is the need to optimize the appropriate positioning in the classroom since the wheelchair and used conventional school chair does not ensure good positioning and consequently a good learning performance. As a result it was made of appropriate positioning device consisting of parts ( back and seat ) that allow the placement of the structure on school chairs. To evaluate the results semi-structured interviews with those responsible for the children, the children themselves were performed in addition to the teachers who accompanied the continued use in the classroom. Yet as assessment methods pressure mapping and thermal analysis were used in the seats . Thus the main contributions of this study are to identify demands for people with disabilities validated by the researcher's presence in the field in the reality of the subject. Plus there was the possibility of new conceptions of use for molded and machined structures from the anatomy of the users.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/96511
Arquivos Descrição Formato
000911122.pdf (27.58Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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