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dc.contributor.advisorAnzanello, Michel Josépt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Bárbara Brzezinskipt_BR
dc.date.accessioned2014-06-14T02:08:28Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96638pt_BR
dc.description.abstractA manufatura de produtos customizados resulta em variedade de modelos, redução no tamanho de lotes e alternância frequente de tarefas executadas por trabalhadores. Neste contexto, tarefas manuais são especialmente afetadas por conta do processo de adaptação do trabalhador a novos modelos de produtos. Este processo de aprendizado pode ocorrer de maneira distinta dentro de um grupo de trabalhadores. Assim, busca-se o agrupamento dos trabalhadores com perfis similares de aprendizado, monitorando a formação de gargalos em linhas de produção constituídas por dissimilaridades de aprendizado em processos manuais. A presente dissertação apresenta abordagens para clusterização de trabalhadores baseadas nos parâmetros oriundos da modelagem de Curvas de Aprendizado. Tais parâmetros, os quais caracterizam o processo de adaptação de trabalhadores a tarefas, são transformados através da Análise de Componentes Principais e então utilizados como variáveis de clusterização. Na sequência, testam-se outras transformações nos parâmetros utilizando funções Kernel. Os trabalhadores são clusterizados através do método K-Means e Fuzzy C-Means e a qualidade dos agrupamentos formados é medida através do Silhouette Index. Por fim, sugere-se um índice de importância de variável baseado em parâmetros obtidos na Análise Componentes Principais com o objetivo de selecionar as variáveis mais relevantes para clusterização. As abordagens propostas são aplicadas em um processo da indústria calçadista, gerando resultados satisfatórios quando comparados a clusterizações realizadas sem a transformação prévia dos dados ou sem seleção das variáveis.pt_BR
dc.description.abstractManufacturing of customized products relies on a large menu choice, reduced batch sizes and frequent alternation of tasks performed by workers. In this context, manual tasks are especially affected by workers’ adaptation to new product models. This learning process takes place in different paces within a group of workers. This thesis aims at grouping workers with similar learning process tailored to avoid bottlenecks in production lines due to learning dissimilarities among workers. For that matter, we present a method for clustering workers based on parameters derived from Learning Curve (LC) modeling. Such parameters are processed through Principal Component Analysis (PCA), and the PCA scores are used as clustering variables. Next, Kernel transformations are also used to improve clustering quality. The data is clustered using K-Means and Fuzzy C-Means techniques, and the quality of resulting clusters is measured by the Silhouette Index. Finally, we suggest a variable importance index based on parameters derived from PCA to select the most relevant variables for clustering. The proposed approaches are applied in a footwear process, yielding satisfactory results when compared to clustering on original data or without variable selection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning curvesen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectCluster industrialpt_BR
dc.subjectClusteringen
dc.subjectPrincipal components analysisen
dc.subjectData transformationen
dc.subjectVariable selectionen
dc.titleAgrupamento de trabalhadores com perfis semelhantes de aprendizado utilizando técnicas multivariadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917406pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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