Repositório Digital

A- A A+

Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula

.

Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
Autor Xavier, Agatha Almeida
Orientador Costa, Luciano Bedin da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Disciplina escolar
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de problematizar a agitação e a indisciplina, assuntos muito pertinentes nos processos educacionais, muitas vezes vistos como sinônimos. Para isto, foi realizada uma busca bibliográfica, abordando diferentes autores com diferentes visões sobre a indisciplina, a fim de mostrar as constantes divergências encontradas sobre o assunto, desde causas/origens até modos de se evitá-la. Depois, com o intuito de também conhecer as opiniões do corpo escolar discente, foi realizada uma oficina com alunos da sétima série (nono ano) do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola municipal da zona rururbana de Porto Alegre. Nesta oficina, intitulada Agite antes de usar, trabalhou-se os conceitos de agitação, indisciplina e rótulos, através de roda de discussões e de uma atividade lúdica. Além disso, foram colocadas em questão a importância ou não dos rótulos impostos em sala de aula, assim como propostas para mudá-los. A partir destas visões, propõe-se uma nova possibilidade de entendimento da agitação, esta benéfica à aprendizagem e relacionada à ação do sujeito em relação ao conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96666
Arquivos Descrição Formato
000918188.pdf (824.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.