Repositório Digital

A- A A+

Ensino de Biologia com experimentos : um modo de gerar alunos-pesquisadores

.

Ensino de Biologia com experimentos : um modo de gerar alunos-pesquisadores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de Biologia com experimentos : um modo de gerar alunos-pesquisadores
Autor Horbach, Camila Albuquerque
Orientador Junqueira, Heloisa
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ensino de biologia
Motivação
Resumo O ensino expositivo que se faz presente na maioria das escolas tem levado o aluno a uma posição de passividade, o que tem contribuldo para que, na vida fora da escola, ele seja um cidadão alienado, conduzido a isto por falta de pensamento crítico. A escola tem como função preparar o estudante para que possa atuar no ambiente extraescolar, no qual passará o resto de sua vida. Para que possa se diferenciar nos contextos sociais e naturais com seus saberes e condutas amparadas na alteridade, na cooperação e na solidariedade. Levando-se em consideração o papel da curiosidade como fator motivador da pesquisa, este estudo objetivou investigar se o ensino de Biologia com atividades práticas experimentais poderia instigar o aluno de maneira que nele se desenvolvessem condutas curiosas e pensamento investigativo, no sentido de impulsioná-lo a ir atrás de respostas a suas perguntas, dentro e fora do ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de questionário e protocolo experimental, que objetivaram o recolhimento de respostas escritas dos sujeitos de pesquisa, alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola pública. Os dados coletados foram interpretados e transformados em resultados, que foram categorizado& e analisados de acordo com literatura pertinente ao objeto desta pesquisa. Os resultados obtidos apontam a valorização das atividades experimentais pelos alunos, bem como seu claro papel de promotora da curiosidade que, por sua vez, poderá levar ao desenvolvimento do pensamento investigativo do discente. Também, analisando os resultados, constatou-se a importância dada pelos alunos da pesquisa como integradora dos conteúdos programáticos com a realidade na qual o aluno está inserido. Uma implicação possível deste estudo relaciona-se com o valor pedagógico das metodologia& ativas de ensino, em especial, as que contemplem atividades experimentais, na sala de aula ou fora dela, na formação de sujeitos mais motivados, mais curiosos e criativos, podendo assim realizar aprendizados significativos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96670
Arquivos Descrição Formato
000918204.pdf (969.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.