Repositório Digital

A- A A+

A visão antropocêntrica em uma revista de divulgação científica para crianças

.

A visão antropocêntrica em uma revista de divulgação científica para crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A visão antropocêntrica em uma revista de divulgação científica para crianças
Autor Silveira, Camila Leão da
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Antropocentrismo
Ciência Hoje das Crianças (Revista)
Divulgação científica
Resumo O antropocentrismo é uma concepção que considera o homem como referencial de todo o conhecimento, essa visão sempre serviu de justificativa para o uso indiscriminado de recursos naturais e hoje é fortemente questionada. Em um contexto de mudança de paradigma, onde a crise ambiental é muito retratada na mídia e em outros espaços sociais surgiu o questionamento sobre a possível ocorrência de transformações quanto ao aspecto antropocêntrico de representações de natureza, nos últimos anos. O objeto de pesquisa escolhido foi a representação de animais em uma revista de divulgação científica voltada para o público infantil, a Ciência Hoje das Crianças. E o objetivo do estudo foi realizar uma análise comparativa entre reportagens dos primeiros e dos últimos números da revista mencionada, a fim de verificar se houve mudanças no que se refere ao antropocentrismo, entre o final da década de 1980 e o ano de 2013. As questões orientadoras da pesquisa foram: (1) Quais as transformações da Revista Ciência Hoje das Crianças entre o final da década de 1980 e o ano de 20 13? (2) Os primeiros e os últimos números da revista apresentam diferentes concepções no que se refere ao antropocentrismo? (3) Como o antropocentrismo aparece em textos e imagens? (4) Como os animais são descritos e apresentados na Revista Ciência Hoje das Crianças? A metodologia empregada foi de cunho qualitativo, baseada na análise de documentos. E os materiais utilizados foram exemplares, de 1986 à 1989, da revista Ciência Hoje das Crianças, do acervo da Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação da UFRGS e os últimos números da revista, do ano de 2013, foram obtidos através de assinatura virtual no site do Instituto Ciência Hoje. Foram selecionados textos que tratam sobre animais, abordando aspectos anatômicos, fisiológicos, ecológicos, comportamentais e curiosidades. Os resultados obtidos demonstram que atualmente há menor ocorrência de matérias de caráter antropocêntrico e maior ênfase em caracterfsticas adaptativas dos animais bem como em estratégias de conservação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96671
Arquivos Descrição Formato
000918214.pdf (15.45Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.