Repositório Digital

A- A A+

O desenvolvimento da leitura e da escrita em livros didáticos de Ciências Naturais : análise de uma coleção

.

O desenvolvimento da leitura e da escrita em livros didáticos de Ciências Naturais : análise de uma coleção

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O desenvolvimento da leitura e da escrita em livros didáticos de Ciências Naturais : análise de uma coleção
Autor Pacheco, Claudete Moraes
Orientador Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Livro didático : Avaliação
Resumo Apesar de os livros didáticos de Ciências Naturais serem um tema de pesquisa consolidado no Brasil, há poucos estudos que analisem como a escrita e a leitura são desenvolvidas nesses livros. Por isso, o objetivo desse trabalho é analisar como a coleção “Ciências Naturais” das autoras Mozzena e Santana (2012), selecionado pelo PNLD 2014, desenvolve a autonomia na leitura e na escrita. Foi escolhido aleatoriamente um capítulo de cada exemplar dos anos finais do Ensino Fundamental para a análise. Foram analisadas 11 categorias relacionadas ao corpo do texto e aos textos complementares e atividades propostas. A coleção analisada mostrou-se uma boa ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Possui um texto claro, contextualizado, uso apropriado da linguagem e ilustrações adequadas. Há textos complementares de boas fontes e são propostas atividades ao final de cada tema e de cada capítulo. A maioria das atividades propostas propicia o desenvolvimento da leitura e algumas propiciam o desenvolvimento da escrita. Foi constatado que o objeto de estudo possui alguns boxes que desenvolvem a leitura e a escrita. As atividades que se destacam como propiciadoras do desenvolvimento da leitura e da escrita são questões de interpretação de texto, questões que exigem justificativas para a resposta e propostas de produção textual. Foi concluído que o livro analisado pode ser usado como ferramenta de desenvolvimento da autonomia na leitura e na escrita pelos professores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96690
Arquivos Descrição Formato
000918375.pdf (11.10Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.