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Educação para o desenvolvimento humano e a construção do senso de justiça

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Educação para o desenvolvimento humano e a construção do senso de justiça

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Título Educação para o desenvolvimento humano e a construção do senso de justiça
Autor Barbosa, Barbara Barros
Orientador Comim, Flavio Vasconcellos
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Desenvolvimento humano
Economia da educação
Justiça
[en] Capability approach
[en] Heckman
[en] Human development
[en] Justice sense
[en] Justice theory
[en] Nussbaum
[en] Sen
Resumo O presente trabalho tem como objetivo examinar a formação do senso de justiça das pessoas sob a perspectiva da teoria de justiça da escolha social e de rankings incompletos, de Amartya Sen (2009). Pretende também investigar algumas formas de educar o cidadão para a justiça a fim de se pensar políticas públicas nas escolas que estimulem o florescimento do sentido de justiça nas pessoas. Para tanto, a teoria de justiça de Sen (2009) é apresentada e relacionada a teorias sobre a formação do indivíduo e fases críticas de seu desenvolvimento, em específico a formação de aspectos cognitivos e não cognitivos e sua interação. Ao fim, são indicados caminhos para a educação voltada para a justiça.
Abstract This study aims to examine the development of the sense of justice following Amartya Sen’s (2009) social choice and incomplete rank justice theory. Alongside this, in order to present some alternatives about public policies in schools that could encourage the flourishing of a sense of justice, a reflection about ways to educate citizens towards justice is made. To do so, Sen’s Idea of Justice is introduced and related to theories about individual development, combined with an analysis of sensitive stages of human development. Particular attention is given on the interaction of cognitive and non-cognitive abilities. At the end, some thoughts about public policies and the education system are made.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/96693
Arquivos Descrição Formato
000914750.pdf (1.143Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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