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Internacionalização do etanol brasileiro : análise da política industrial nacional e dos principais mercados externos

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Internacionalização do etanol brasileiro : análise da política industrial nacional e dos principais mercados externos

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Título Internacionalização do etanol brasileiro : análise da política industrial nacional e dos principais mercados externos
Autor Paludo, Júlia
Orientador Haffner, Jacqueline Angélica Hernández
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
Assunto Relações internacionais
[en] Competitiveness
[en] Ethanol
[en] Exports
[en] Industrial Policy
[en] Internationalization
Resumo Em um contexto de crescente preocupação com a segurança energética e com a poluição ambiental, o Brasil apostou no biocombustível etanol, a partir dos anos 1970, tornando-se o segundo maior produtor e exportador mundial. A partir dessa conjuntura, esta monografia procurou analisar, sob a luz das teorias de internacionalização de Dunning e de Uppsala, os entraves ao processo de inserção externa do etanol brasileiro. Para tanto, foram avaliadas a política industrial brasileira para o setor sucroenergético e as condições dos mercados selecionados – Estados Unidos, União Europeia, Japão e Coreia do Sul, os principais importadores do etanol brasileiro –, analisando os seguintes aspectos: tarifa incidente sobre o etanol brasileiro, custo de produção nacional do biocombustível e existência de acordos de cooperação técnicos e comerciais entre o Brasil e os países em questão. A análise deu-se através de documentos oficiais governamentais, artigos científicos, teses acadêmicas e notícias. Observou-se que o processo de internacionalização do etanol brasileiro ainda se encontra em fase preponderantemente comercial. Quanto aos mercados analisados, vimos que a União Europeia e a Coreia do Sul ainda mantêm altas tarifas de importação, enquanto os mercados dos Estados Unidos e Japão mostram-se mais abertos. Além disso, o etanol estadunidense tem sido um forte competidor ao biocombustível brasileiro, cujo setor atravessa uma crise de alta dos preços e consequente endividamento. Portanto, não obstante a proteção comercial imposta por alguns países, falta ao Brasil uma política industrial mais efetiva, que recupere a competitividade do setor.
Abstract In a context of growing concern over energy security and environmental pollution, Brazil has bet on ethanol biofuel since the 1970’s, becoming the world second biggest producer and exporter. Giving these circumstances, this work sought to analyze the obstacles faced by the process of Brazilian ethanol international insertion relying on the internationalization theories of Dunning and Uppsala. In order to do so, it was evaluated the Brazilian industrial policy for the ethanol sector and the foreign market conditions of United States, European Union, Japan and South Korea, specifically the applied tariffs on imported ethanol, the national production cost for the biofuel and existent agreements over technical and commercial issues between Brazil and the parties mentioned above. The analysis was made with governmental official documents, scientific articles, academic thesis and news. It was noticed that the Brazilian ethanol internationalization process is still in a commercial phase mainly. When it comes to foreign markets, European Union and South Korea still have high import tariffs, while United States and Japan don’t. Besides that, US ethanol has been a strong competitor to Brazilian, which biofuel sector is merged in a crisis due to high prices and debts. Therefore, despite of some countries commercial protection, it lacks to Brazil a stronger industrial policy that restores its competitiveness.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96715
Arquivos Descrição Formato
000917417.pdf (870.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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