Repositório Digital

A- A A+

Corpo joystick : cinema, videogames e estilo de vida ativo

.

Corpo joystick : cinema, videogames e estilo de vida ativo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Corpo joystick : cinema, videogames e estilo de vida ativo
Outro título Joystick body : movies, video games and active living lifestyle
Autor Finco, Mateus David
Fraga, Alex Branco
Resumo Este ensaio trata do processo de inserção do videogame na cultura contemporânea, enfatizando as mudanças na interação humano máquina produzidas pelas diferentes gerações de jogos eletrônicos. O texto está dividido tem três grandes partes: (1) a primeira trata dos "suspenses de abdução virtual", uma série de filmes produzidos nos anos 1980 com enredo na linha “corpos reais transportados para dentro dos jogos virtuais”; (2) a segunda mostra o processo de incorporação da movimentação corporal aos consoles que leva ao surgimento dos exergames nos anos 1990; (3) e a terceira apresenta o jogo Wii Fit da Nintendo como um dos dispositivos eletrônicos mais bem sucedidos no processo de transformação dos exergames em produto de uso doméstico com vistas à introjeção de um estilo de vida ativo.
Abstract This essay deals with the process of the presence of videogame in the contemporary culture, emphasizing the changes in human-machine interaction produced by the different generations of electronic games. The text is divided into three major parts: the first (1) is "virtual abduction thrillers," a series of films produced in the 1980s with the main a plotlines centered around "real bodies being transported into the virtual games", the second (2) shows the process of incorporating body movement to the video games consoles leading to the exergames’ first appearance in 1990. Finally, the third (3) part presents the Nintendo Wii Fit game as one of the most successful electronic devices in transforming exergames into a household product, becoming an introjection for an active living.
Contido em Licere. Belo Horizonte : Licere, 2013. Vol. 16, n.3, (set. 2013)
Assunto Atividades de lazer
Jogos
Qualidade de vida
[en] Leisure activities
[en] Life style
[en] Motion pictures as topic
[en] Video games
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/96768
Arquivos Descrição Formato
000915485.pdf (3.094Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.