Repositório Digital

A- A A+

Pensando aprendizagens no ensino à distância (EAD) em cursos de Ciências Biológicas : estudo de caso de uma disciplina na rede REGESD

.

Pensando aprendizagens no ensino à distância (EAD) em cursos de Ciências Biológicas : estudo de caso de uma disciplina na rede REGESD

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pensando aprendizagens no ensino à distância (EAD) em cursos de Ciências Biológicas : estudo de caso de uma disciplina na rede REGESD
Autor Vieira, Renata Cardoso
Orientador Real, Luciane Magalhães Corte
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ciências biológicas
Educação à distância
Resumo Este trabalho visou a analisar e identificar semelhanças e diferenças entre o modelo de aprendizado utilizado em uma disciplina presencial – ministrada no curso de ciências biológicas da UFRGS – e, uma disciplina na modalidade a distância, sobre a mesma temática – ministrada no curso de ciências biológicas da REGESD. Através de questionários online aplicados nos alunos e professores de ambas as disciplinas e da análise do material elaborado para cada disciplina, buscou-se compreender como os professores planejam e executam os conteúdos na modalidade presencial e a distância, assim como qual o perfil dos alunos em cada curso, como foi o aproveitamento dos alunos nas disciplinas e qual a forma de aprendizado presente em cada modalidade. Foram enviados 68 questionários para os alunos da disciplina presencial e 29 questionários para os alunos da disciplina de ensino a distância. Desde total, 21 alunos da disciplina presencial responderam o questionário e 14 alunos da disciplina a distância, totalizando um universo amostral de 35 questionários dos alunos. Os dados apontam para a importância de práticas pedagógicas interacionistas e não apenas atividades de memorização de conteúdos tanto na disciplina presencial quanto na modalidade a distância.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96791
Arquivos Descrição Formato
000919585.pdf (722.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.