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dc.contributor.authorNiemeyer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorKruse, Maria Henriqueta Lucept_BR
dc.date.accessioned2014-06-21T02:07:25Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96798pt_BR
dc.description.abstractO estudo busca conhecer o modo pelo qual a morte de pessoas com câncer é apresentada por cinco filmes produzidos em Hollywood entre 1993 e 2006. Com base nos estudos culturais, na vertente pós-estruturalista e com o apoio das noções de discurso e subjetividade propostas pelo filósofo Michel Foucault, articulamos uma das possíveis leituras do corpus fílmico. Avaliamos como o discurso cinematográfico atua como uma pedagogia cultural que produz modos de ver o morrer com câncer: imortalizando a imagem do corpo saudável, silenciando a morte, cuidando do corpo morto e, por fim, aceitando a morte. Nossa proposta é suscitar reflexões que possam contribuir para a assistência e para a docência em enfermagem.pt_BR
dc.description.abstractEl estudio busca conocer el modo cómo la muerte de personas con cáncer es presentada por cinco películas producidas en Hollywood, entre 1993 y 2006. Con base en los estudios culturales y su versión posestructuralista y sostenidas por las nociones de discurso y subjetividad, propuestas por el filósofo Michel Foucault, articulamos una de las posibles lecturas del corpus cinematográfico. Evaluamos que el discurso cinematográfico actúa como una pedagogía cultural que produce maneras de ver el morir con cáncer: inmortalizando la imagen del cuerpo saludable, silenciando la muerte, cuidando del cuerpo muerto y, por fin, aceptando la muerte. Nuestra propuesta es suscitar reflexiones que puedan contribuir para la asistencia y la enseñanza en enfermería.es
dc.description.abstractThe study attempts to understand how dying from cancer is portrayed by five movies produced in Hollywood between 1993 and 2006. Based on the cultural studies and their post-structuralism version and supported by the notions of discourse and subjectivity, as proposed by philosopher Michel Foucault, we suggest one of the possible readings of the movie picture corpus. We assess how the movie picture discourse acts as a cultural pedagogy that produces ways of seeing dying with cancer: immortalizing the healthy body image, silencing death, taking care of the dead body and, finally, accepting death. Our proposal is intended to stimulate reflections that may contribute to care and education in nursing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 34, n. 4 (dez. 2013), p. 161-169pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectEnfermagem : Cinemapt_BR
dc.subjectCâncer : Cinema : Discursopt_BR
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectCulturaes
dc.subjectNeoplasiaspt_BR
dc.subjectDoente terminalpt_BR
dc.subjectMuertees
dc.subjectEnfermo terminales
dc.subjectCine como asuntoes
dc.subjectNursingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCultureen
dc.subjectDeathen
dc.titleSobre morrer com câncer : as lições de Hollywoodpt_BR
dc.title.alternativeMorir con cáncer : las lecciones de Hollywoodes
dc.title.alternativeDying with cancer : Hollywood lessonsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000915604pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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