Repositório Digital

A- A A+

PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?

.

PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
Autor Carvalho, Leiliane de Vargas
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Educação continuada
Professor
Programa Nacional Biblioteca da Escola.
[en] Continuous training
[en] Science and biology education
[en] Teacher’s PNBE
Resumo O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal, distribui obras literárias ou didáticas voltadas aos estudantes e de apoio pedagógico direcionadas à formação continuada dos professores. O PNBE do Professor 2010 foi o foco deste trabalho. Segundo dados do MEC/FNDE as obras são distribuídas em kits compostos por livros de todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Neste estudo, concentramos nossas atenções nos livros pertencentes ao acervo do professor, dedicados às áreas de Ciências e Biologia. Buscamos verificar se as escolas e os professores têm conhecimento deste programa e se os docentes fazem uso deste material complementar para o planejamento e a preparação de suas aulas. O processo de investigação, de cunho qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas com os responsáveis pelas bibliotecas escolares e com os professores de Ciências ou Biologia de sete Escolas Públicas Estaduais. Para a análise do acervo, utilizou-se a metodologia de análise documental. Constatou-se que a maioria das escolas desconhecia a coleção PNBE – Professor 2010; também verificou-se a inexistência de um profissional com qualificação para atuar na biblioteca das escolas. Em relação aos docentes, dos 7 entrevistados 6 desconheciam por completo a existência deste acervo e dos livros nas bibliotecas das escolas. Em relação ao acervo, embora os livros apresentem riqueza pedagógica, nem todos são atrativos, o que pode afastar o professor de sua busca e posterior leitura. Finalizando, entendemos que estratégias precisam ser criadas para auxiliar na divulgação do programa dentro das escolas, possibilitando a formação continuada do professor e melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract The National School Library Program (PNBE), implemented by the Brazilian Federal government, distributes works of literature or textbooks for students, and pedagogical support books for the continuous training of teachers. The Teacher’s PNBE of 2010 was the focus of this work. According to MEC/FNDE’s data, the books are distributed in kits consisting of works from all areas of Basic Education knowledge. In this study, we focused our attention on the books belonging to the teacher’s collection, dedicated to the areas of science and biology. We seek to verify if schools and teachers are aware of this program and if teachers make use of this supplementary material for planning and preparing their lessons. The process of research, of qualitative approach, was performed through interviews with those responsible for school libraries and teachers of Sciences or Biology in seven public schools. For the analysis of the collection, we used the methodology of document analysis. It was found that most schools were unaware of the PNBE Teacher 2010 collection, and that there was not a professional qualified to work in the school library. In regard to teachers, 6 of 7 interviewees completely ignored the existence of this collection of books in libraries and schools. In regard to the collection, although the books present pedagogical richness, not all of them are attractive, what may deviate the teacher from searching it and later reading it. Finally, we believe that strategies need to be created to assist in the dissemination of the program within schools, making continuous training of teachers and improvements in the teaching and learning process possible.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96799
Arquivos Descrição Formato
000919332.pdf (438.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.