Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Sergio Baptista dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-25T02:05:18Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1982-6524pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96841pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem por objetivo relatar e refletir sobre uma experiência do autor como ministrante da disciplina de Metodologia da Pesquisa no Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proposta diferenciada para indígenas (PROEJA INDÍGENA), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O relato enfoca basicamente o momento de discussão e construção de instrumentos metodológicos qualitativos para cartografar espaços e práticas educativos em terras indígenas, com os quais se tem o intuito de contribuir para uma indigenização da escola ameríndia, e promover a introdução de suas sócio-cosmo-ontologias nos processos escolares.pt
dc.description.abstractThe article aims to report and reflect on the author's experience as a lecturer on Research Methodology as a subject of the Specialization Course in Professional Education Integrated to Basic Education - Youth and Adults Education - Differentiated proposal for indigenous (PROEJA INDÍGENA) at the Federal University of Rio Grande do Sul. The report focuses primarily on the discussion and construction of qualitative methodological tools for mapping spaces and educational practices in indigenous lands, with which it’s intended to contribute to the indigenization of Amerindian schools and promote the introduction of their socio-cosmo-ontologies in educational processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço Ameríndio. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2013), p. 227-238pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCartografia socialpt_BR
dc.subjectSociocultural cartographyen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectEducational spaces and practicesen
dc.subjectIndigenous educationen
dc.subjectÍndios kaingangpt_BR
dc.subjectÍndios mbyá-guaranipt_BR
dc.subjectIndigenization of amerindian schoolsen
dc.subjectKaingangen
dc.subjectMbyá-guaranien
dc.titleCartografia sociocultural de espaços e práticas educativos ameríndios : refletindo sobre a indigenização da escolapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000916045pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples