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Aquisição fonológica do português brasileiro por crianças ouvintes bilíngues bimodais e surdas usuárias de implante coclear

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Aquisição fonológica do português brasileiro por crianças ouvintes bilíngues bimodais e surdas usuárias de implante coclear

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Título Aquisição fonológica do português brasileiro por crianças ouvintes bilíngues bimodais e surdas usuárias de implante coclear
Outro título Phonological acquisition of Brazilian Portuguese by bimodal bilingual hearing children and deaf children with cochlear implants
Autor Cruz, Carina Rebello
Finger, Ingrid
Resumo O presente estudo investiga a aquisição fonológica do Português Brasileiro (PB) por 24 crianças ouvintes bilíngues bimodais, com acesso irrestrito à Língua Brasileira de Sinais (Libras), e por 6 crianças surdas que utilizam implante coclear (IC), com acesso restrito ou irrestrito à Libras. Para a avaliação do sistema fonológico das crianças em PB, foi utilizada a Parte A, Prova de Nomeação, do ABFW – Teste de Linguagem Infantil (ANDRADE et al. 2004). Os resultados revelaram que as crianças ouvintes bilíngues bimodais e a criança surda usuária de IC com acesso irrestrito à Libras apresentaram processo de aquisição fonológica esperada (normal) para a sua faixa etária. Considera-se que a aquisição precoce e o acesso irrestrito à Libras podem ter sido determinantes para o desempenho dessas crianças no teste oral utilizado.
Abstract This study investigates the phonological acquisition of Brazilian Portuguese (BP) by a group of 24 bimodal bilingual hearing children, who have unrestricted access to Brazilian Sign Language (Libras), and a group of 6 deaf children, who use cochlear implants (CI), with restricted or unrestricted access to Libras. The children’s phonological system of BP was assessed through the Naming Task (Part A) of the ABFW – Children Language Test (ANDRADE et al. 2004). The results revealed that the hearing children and the deaf child who use CI, all with full access to Libras, showed expected (normal) phonological acquisition considering their age groups. We consider that the early acquisition and unrestricted access to Libras may have determined these children’s performance in the oral tests.
Contido em Letras de hoje. Porto Alegre. Vol. 48, n. 3 (jul./set. 2013), p. 389-398
Assunto Bilingüismo
Fonologia
Implante coclear
Língua Brasileira de Sinais
Língua portuguesa
[en] Bimodal bilingualism
[en] Brazilian sign language
[en] Cochlear implant
[en] Phonological acquisition
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/96857
Arquivos Descrição Formato
000915925.pdf (432.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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