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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorSandri, Alexandre Droescherpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-28T02:07:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96963pt_BR
dc.description.abstractHoje em dia, vive-se a revolução da informação, na qual os consumidores estão mais conscientes e preocupados com a saúde, a sustentabilidade e possuem forte envolvimento socioambiental. Neste contexto situa-se a agricultura orgânica, modelo de produção caracterizado por um sistema que promove a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas. O termo produto orgânico é reconhecido mundialmente e, em 2010, 86 países já apresentavam legislação própria tratando do assunto. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas para entender o mercado, as inovações na produção e os benefícios dos produtos. Neste trabalho a abordagem está no comportamento do consumidor, para ser mais preciso, na lealdade do consumidor de produtos orgânicos e seus elementos influenciadores. A pesquisa consiste em mensurar a influência dos valores pessoais e dos constructos satisfação, confiança e valor percebido na lealdade do consumidor. Para tanto, realizou-se uma pesquisa tipo Survey na internet resultando na coleta das respostas de 118 consumidores de produtos orgânicos. A apreciação dos dados foi feita através da análise de dados cruzados com teste Qui-quadrado para mensurar o grau de dependência entre as variáveis dos constructos e da lealdade. Como resultados parciais da pesquisa pode-se perceber um alto grau de dependência entre a satisfação, a confiança e a lealdade.pt_BR
dc.description.abstractToday lives up to the third industrial revolution in which consumers are increasingly concerned about the health conscious, sustainability and have strong social and environmental involvement. In this context lies the organic agriculture that is characterized as a system that promotes the health of soils, the ecosystem and the people. The expression organic product is worldwide recognized, and in 2010, 86 countries already had their own legislation about the issue. Many researches have been developed to understand the market, innovations in production and the benefits of the products. In this study the approach is on consumer behavior, to be more accurate, the study is about consumer loyalty of organic products and their influence elements. The research is to measure the influence of personal values and satisfaction, trust and perceived value on consumer loyalty. For this, it was carried out a survey on the internet resulting in the collection of 118 consumers’ responses. The assessment of data was made by analysis of Chi-square test to measure the degree of dependence between the variables of the constructs and the loyalty. As partial results of research it is possible to realize a high degree of dependency among satisfaction, trust and loyalty.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLoyaltyen
dc.subjectLealdade do consumidorpt_BR
dc.subjectProdutos orgânicospt_BR
dc.subjectOrganic productsen
dc.subjectConstructsen
dc.subjectConsumersen
dc.titleOs elementos influenciadores da lealdade do consumidor de produto orgânicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918084pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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