Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGeyer, Claudio Fernando Resinpt_BR
dc.contributor.authorFrighetto, Michelept_BR
dc.date.accessioned2014-06-28T02:07:39Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96975pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentado um breve estudo sobre o processo de descoberta de conhecimento em banco de dados, com enfoque na etapa de mineração de dados através de regras de associação. Propostas por Agrawal em 1993, num estudo chamado análise de cesta de mercado, as regras de associação representam que com um certo grau de suporte e confiança um conjunto de itens pode estar presente numa transação visto que outro conjunto está presente. A necessidade de análise semelhante às realizadas por Agrawal surgiu em outros campos e estas foram estendidas a outras aplicações. Neste, são apresentadas as principais variações sobre o tema regras de associação encontradas na literatura. É proposta a mineração de dados através de regras de associação sobre filtros de mensagens e canais de informação do software de catálogo, agenda e correio eletrônico Direto. Para as pesquisas são utilizadas três ferramentas: Intelligent Miner, CBA e Magnus Opus. Elas foram aplicadas sobre uma lista de discussão da Linguagem Java, pois o projeto Direto ainda não possui mensagens públicas. As ferramentas possuem características distintas: o Intelligent Miner permite a definição de hierarquias sobre os dados que serão minerados; o Magnus Opus trabalha com diversos filtros e com a definição de intervalos para o tratamento de campos numéricos; o CBA permite que sejam especificados suportes múltiplos para os itens.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a brief review about knowledge discovery in database having association rules as the data mining process. Association rules were proposed by Agrawal in 1993 in a basket data analysis. Association rules have been extended to other applications because there is a necessity for similar Agrawal’s analysis in different domains. Here are presented some variations proposed in the literature about association rules along with the main algorithms. This work proposes the use of association rules over message filters and information channels from the Direto, which is a catalog, schedule and e-mail software. Three data mining tools were used: Intelligent Miner, CBA and Magnus Opus. They were applied over a Java discussion list because Direto project does not have public messages. Each tool has distinct features: Intelligent Miner allows to define a hierarchy over the data that will be mined; Magnus Opus works with many filters over the data and permits to define ranges over numeric fields and CBA allows to specify multiple minimum support over the items.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDescoberta : Conhecimentopt_BR
dc.subjectData miningen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAssociation rulesen
dc.subjectInternet : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDiscussion listen
dc.subjectMessage filtersen
dc.subjectInformation channelen
dc.subjectIntelligent mineren
dc.subjectMagnus opusen
dc.subjectCBAen
dc.titleRegras de associação aplicadas aos filtros de mensagens e canais de informação do projeto diretopt_BR
dc.title.alternativeAssociation rules applied to messages filters and information channel in the direto environment en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000920181pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples