Repositório Digital

A- A A+

A racionalidade instrumental e a substantiva na formação do administrador : um estudo na Escola de Administração da UFRGS

.

A racionalidade instrumental e a substantiva na formação do administrador : um estudo na Escola de Administração da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A racionalidade instrumental e a substantiva na formação do administrador : um estudo na Escola de Administração da UFRGS
Autor Englert, Álvaro Scaravaglioni
Orientador Meira, Fábio Bittencourt
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Formação acadêmica
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração.
Resumo A pesquisa busca analisar a formação oferecida aos estudantes de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a luz da racionalidade instrumental e da racionalidade substantiva. Para tanto foram realizados dois procedimentos metodológicos. O primeiro consistiu em uma análise de conteúdo com base em Bardin (2011), na qual cada frase do Projeto Pedagógico do Curso de Administração foi classificada em uma das três categorias criadas. Além disso, foi realizada uma etapa de entrevistas qualitativas de caráter exploratório com formandos e recém-formados no Curso de Administração da UFRGS para que fosse possível a coleta de percepções e tendências sobre a formação desta graduação. Ambas as análises mostraram um forte predomínio da razão instrumental em detrimento da razão substantiva. Fez-se importante, no entanto, a vontade geral captada nas entrevistas de que o curso fosse ainda mais voltado para o instrumental, o que reforça a ideia de sociedade centrada no mercado na qual a formação dos estudantes é voltada exclusivamente para as demandas do grande capital e a ideologia dominante é vista como neutra e apolítica pelos próprios profissionais em formação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96982
Arquivos Descrição Formato
000918173.pdf (666.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.