Repositório Digital

A- A A+

Fatores motivadores na adoção de modelo de TI como serviço : estudo de caso único

.

Fatores motivadores na adoção de modelo de TI como serviço : estudo de caso único

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores motivadores na adoção de modelo de TI como serviço : estudo de caso único
Autor Martins, Everton de Almeida
Orientador Macada, Antonio Carlos Gastaud
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Serviços
Tecnologia da informação
[en] Business alignment
[en] Flexibility
[en] Information technology
[en] IT
[en] ITAAS
[en] IT as a service
[en] IT cost transparency
[en] Operational efficiency
[en] Scalability
Resumo Cada vez mais as empresas têm contado com a TI para aumentar a sua eficiência e i-novação nos negócio, e os líderes de TI têm buscado melhorar o alinhamento dos objetivos da TI com os objetivos do negócio. No último ano, foram investidos 20,1 bilhões de reais em TI pelo setor financeiro no Brasil, valor 9,5% superior ao ano anterior, valor aproximo ao verificado em países como França e Alemanha. A adoção de um modelo de organização da TI voltado à entrega de serviços não é uma mudança de tecnologia - como um movimento para aumentar o uso da virtualização e sim um modelo que traz uma mudança organizacional para a TI e operacional em toda a organização. Esse modelo tem sido denominado como IT as a service (ITaaS) e incorpora um novo modelo operacional que exige novas habilidades, pro-cessos, políticas e abordagens, podendo serem esses desafios muito mais difícil de superar do que as dificuldades técnicas associadas com a entrega do modelo. Muito podem confundir o termo ITaaS com modelos de entrega de nuvem ou plataforma de tecnologia, como por exem-plo SaaS (Software as a Service), PaaS (Plataforma as a Service) e IaaS (Infraestruture as a Service) apenas pelo padrão de nomenclatura dos termos. O presente trabalho apresenta um estudo de caso único, realizado em uma empresa do grupo Sicredi, responsável pela entrega de serviços de TI, com o objetivo de verificar os fato-res motivadores na adoção do modelo ITaaS. Com o objetivo de verificar esses fatores foi realizado analise qualitativa de entrevistas em profundidade realizadas com colaboradores responsáveis pela adoção do modelo dentro da organização. O resultado desse trabalho é uma revisão bibliográfica sobre o modelo ITaaS e o estudo de seus fatores motivadores para adoção.
Abstract Increasingly, companies have relied on with IT to increase efficiencies and innovation in business, and IT leaders have sought to improve the alignment of IT goals with business objectives. Last year, the financial sector in Brazil invested 20.1 billion dollars in IT, 9.5% higher than last year, value near than found in countries like France and Germany. The adop-tion a model of IT organization focused on the delivery of services is not a change in technology as a movement to increase the use of virtualization - but a model that brings an organizational change for IT and operational throughout the organization. This modelo has been termed as IT as a Service (ITaaS) and incorporates a new operating model that demands new skills, processes, policies and approaches, can these challenges be much harder to overcome than the technical difficulties associated with the delivery model. Many people confuse the term ITaaS with a cloud delivery model or technology platform as SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) and IaaS (Infrastructure as a Service) only by the standard nomenclature of terms. This work presents a single case study conducted in a company of Sicredi group, re-sponsible for the delivery of IT services, with the objective of verifying the motivating factors in adopting of ITaaS model. In order to check these factors was performed qualitative analysis of in-depth interviews conducted with employees responsible for the adoption of the model within the organization. The result of this study is a literature review on the ITaaS model and the study of motivating factors for adoption.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96995
Arquivos Descrição Formato
000918413.pdf (920.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.