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Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema

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Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema

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Estatísticas

Título Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema
Autor Silva, Gisele Miranda da
Orientador Brei, Vinícius Andrade
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Auto-atendimento
Comércio eletrônico
Fatores motivacionais
Resumo O mercado exibidor de cinema passou por várias mudanças estruturais nos últimos tempos. E, após uma retração entre os anos 2005 e 2008, voltou a crescer. Para acompanhar este cresci-mento, fizeram-se necessárias novas formas de atendimento, e com isso passou-se a utilizar também máquinas de autoatendimento para a venda de ingressos. Mas pesquisas revelam que apesar do aumento do uso de tecnologias, a utilização do autoatendimento é de apenas 30%. Por isso, o objetivo do presente estudo é identificar os fatores motivacionais que incentivam a utilização dos terminais de autoatendimento para a compra de ingressos de cinema. Para isso primeiramente foi realizada uma observação participante para descrever o funcionamento do serviço disponibilizado. Após, foram realizadas entrevistas em profundidade, que contaram com a participação de 13 pessoas. Para identificar os pontos relevantes das entrevistas, foi realizada uma análise de conteúdo que deu origem ao questionário objetivo. Este questionário teve a participação de 261 respondentes e seus resultados foram obtidos através de análises estatísticas (descritiva e inferencial). O resultado mostrou que os principais fatores motivacio-nais para a utilização do terminal de autoatendimento (ATM) são: as filas e lentidão do aten-dimento convencional ( = 4,5), a praticidade ( = 4,4), a facilidade de uso das máquinas ( = 4,3) e descontos e promoções ( = 4,5). Além disso, foi analisada a percepção do cliente quanto à qualidade do serviço de autoatendimento disponibilizado. Ficou evidente que a mai-or parte dos entrevistados não tem confiança de que caso venha a ocorrer algum problema durante a compra, esta vai ser resolvida com um atendimento imediato por parte dos funcioná-rios do cinema. Dessa forma, ficou claro que é de extrema importância que as empresas exibi-doras passem a dar maior atenção a seus clientes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97004
Arquivos Descrição Formato
000918623.pdf (1.871Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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