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Concorrência dos produtos chineses e impactos na indústria calçadista do Rio Grande do Sul

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Concorrência dos produtos chineses e impactos na indústria calçadista do Rio Grande do Sul

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Título Concorrência dos produtos chineses e impactos na indústria calçadista do Rio Grande do Sul
Autor Jara, Marcello Cogorno
Orientador Padula, Antonio Domingos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto China
Estratégia competitiva
Indústria calçadista
Resumo A ascensão da China no mercado mundial de calçado trouxe várias incertezas para o setor calçadista gaúcho, principalmente, pela diminuição da competitividade e da participação de mercado. Perante isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da concorrência de produtos chineses na indústria calçadista do Rio Grande do Sul. A preocupação com o setor ocorre em função da importância econômica que o mesmo desempenha, tanto para o estado gaúcho, quanto para o Brasil. Para atingir os objetivos estabelecidos, realizou-se uma pesquisa de estudo de caso de caráter exploratório com natureza qualitativa. Dessa forma, efetuaram-se duas entrevistas em profundidade, com profissionais do setor calçadista. Além disso, realizou-se um estudo de caso em uma empresa calçadista de grande porte, presente no Estado do Rio Grande do Sul. Diante disso, verificou-se que as empresas estão buscando direcionar suas estratégias competitivas em busca de mecanismos de diferenciação ligados ao design e a qualidade, agregando valor aos calçados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97086
Arquivos Descrição Formato
000919119.pdf (902.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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