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Perspectivas de mercado e de carreira, na percepção dos profissionais da área de Recursos Humanos e dos profissionais com deficiência e ensino superior completo

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Perspectivas de mercado e de carreira, na percepção dos profissionais da área de Recursos Humanos e dos profissionais com deficiência e ensino superior completo

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Título Perspectivas de mercado e de carreira, na percepção dos profissionais da área de Recursos Humanos e dos profissionais com deficiência e ensino superior completo
Autor Liard, Mariana Edfrennes Ruiz
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Mercado de trabalho
Pessoas com necessidades especiais
Profissionais
[en] Career development
[en] Inclusion in the labor market
[en] People with disabilities
[en] Professional qualification
Resumo O objetivo do estudo foi analisar a introdução no mercado de trabalho dos profissionais com deficiência e ensino superior completo, bem como o desenvolvimento de sua carreira, uma vez inseridos nesse meio. Para tanto, foi realizada coleta de dados baseada em entrevistas semiestruturadas com profissionais da área de Recursos Humanos e com profissionais com deficiência. Assim, foi possível investigar e analisar, pela percepção dos entrevistados, quais são as perspectivas de mercado e de carreira para profissionais com o perfil apontado. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que a situação profissional desses indivíduos tem se regularizado legalmente ao longo dos anos, e que a legislação vigente no Brasil tem lhes dado uma perspectiva de participação maior no mercado, além de condições melhores de trabalho. Porém, o quadro social em que estão inseridos ainda gera preconceitos e faz com que sua capacidade profissional ainda não seja plenamente reconhecida, e que não sejam vistos como força de trabalho, e sim como meros preenchedores de cotas para as empresas que pretendem cumprir a lei. O velho discurso de que falta qualificação profissional desses indivíduos para que possa ocorrer sua plena participação no mercado de trabalho não é verdadeiro, pois muitos deles são capacitados e continuam sendo segregados em subatividades nas empresas. A priori, existe, sim, uma parcela dessa população que encontra dificuldades em qualificar-se, devido ao difícil acesso ao ensino superior no Brasil. Portanto, torna-se fundamental que o governo possa investir em políticas públicas de inclusão no ensino, desde a fase fundamental até a fase acadêmica, em políticas inclusivas de qualificação técnica para esse percentual da população, além de manutenção, readequação, e acessibilidade dos espaços físicos para pessoas com deficiência.
Abstract The aim of this study was to analyze the marketing work of disabled professionals and university graduate, as well as the development of their career, once inserted in this context. Therefore, data collection was carried out based on semi-structured interviews with professionals in the field of Human Resources and professionals with disabilities. Thus, it was possible to investigate and analyze the perception of the respondents, which are the market prospects and career professionals with the profile pointed. From the data analysis, it was found that the professional status of these individuals has been legally settled over the years, and that the current legislation in Brazil has given them a better perspective of participation in the labor market, and better working conditions. However, social segment in which they live still generates prejudices and makes their professional capacity not yet fully recognized, and they are not seen as a labor force, but as mere fillers quotas for companies seeking to comply with the law. The old speech that would explain their lack of participation in the labor market by the lack of professional qualifications is not true because many of them are trained and continue to be segregated into sub-activities in companies. A priori, there is indeed a portion of that population that finds it difficult to qualify, due to difficult access to higher education in Brazil. Therefore, it is essential that the government can invest in inclusive public policies in education, from key stage until the academic phase, in inclusive policies of expertise for this percentage of the population, in addition to maintenance and readjustment of physical spaces and accessibility to people with disabilities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97088
Arquivos Descrição Formato
000919129.pdf (700.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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