Repositório Digital

A- A A+

As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone

.

As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
Autor Bruxel, Michelle Pamella Bueno
Orientador Brei, Vinícius Andrade
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
Resumo O comportamento do consumidor é uma área de estudo do Marketing, visto que é fundamental às empresas conhecerem a forma como as pessoas escolhem, compram, utilizam e descartam seus produtos e serviços. O presente trabalho objetiva compreender quais as motivações de um consumidor no momento de escolher e comprar um smartphone por parte dos adultos de Porto Alegre. O estudo está baseado nos resultados obtidos através da realização de duas etapas sequenciais de pesquisa: inicialmente analisam-se as respostas obtidas durante a fase exploratória qualitativa, conduzida a partir de entrevista em profundidade com vinte e uma pessoas. Em um segundo momento, examinam-se os retornos da fase quantitativa, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído com base nos retornos adquiridos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 460 pessoas. Os resultados de ambas as etapas permitiram identificar quais são os atributos determinantes na escolha do consumidor pelo produto e qual o grau de importância desses atributos na motivação no momento da compra. Pode-se concluir que o consumidor dá extrema importância para sua experiência como usuário, pois ele quer estar conectado a todo momento, com a melhor qualidade possível, com acesso aos melhores recursos multimídia e com um smartphone que seja de fácil usabilidade. Permitindo que sejam desenvolvidas estratégias e efetuados investimentos mais precisos para melhor atendê-los, apresentar melhores soluções e conquistar cada vez mais consumidores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97096
Arquivos Descrição Formato
000919184.pdf (1.156Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.