Repositório Digital

A- A A+

O efeito da anterioridade e da altura na identificação das vogais médias altas e médias baixas do português brasileiro por falantes de espanhol

.

O efeito da anterioridade e da altura na identificação das vogais médias altas e médias baixas do português brasileiro por falantes de espanhol

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O efeito da anterioridade e da altura na identificação das vogais médias altas e médias baixas do português brasileiro por falantes de espanhol
Outro título The effect of frontness and height in the identification of open-mid vowels and close-mid vowels in Brazilian Portuguese by Spanish speakers
Autor Feiden, Juliana Andrade
Alves, Ubiratã Kickhöfel
Finger, Ingrid
Resumo Falantes de espanhol como língua materna geralmente apresentam dificuldade em identificar as vogais médias altas e baixas [e], [ε], [o], [ͻ] do Português Brasileiro (PB). O objetivo deste estudo é verificar os efeitos de anterioridade e de altura na percepção dessas vogais, através de um teste de identificação, aplicado a 16 falantes do espanhol Rioplatense, com idades entre 16 e 18 anos, utilizando-se pares mínimos do PB. Os resultados mostraram que, tanto nas vogais anteriores quanto nas posteriores, os participantes obtiveram índice mais elevado de acerto nos itens que continham vogais médias altas comparados aos itens contendo vogais médias baixas. Os resultados confirmam a dificuldade de identificação das médias do PB por argentinos, bem como evidenciam que os aprendizes em questão se encontram em um estágio de formação das novas categorias fonético-fonológicas da L2, apesar da dificuldade da delimitação dos aspectos acústico-articulatórios que caracterizam tais categorias.
Abstract Speakers of L1 Spanish have difficulty discriminating the open and close-mid vowels [e], [ε], [o], [ͻ] in Brazilian Portuguese (BP). The goal of this paper is to verify the effects of frontness and height in the perception of these vowels. A test of vowel identification was given to 16 speakers of Argentine Spanish, aged between 16 e 18 years, using minimal pairs in BP. Results show that, in both front and back vowels, participants had higher scores in items containing close-mid vowels if compared with items containing open-mid vowels In relation to the frontness effect, participants also demonstrated more difficulty in identifying open-mid vowels than close-mid vowels. The results confirm the difficulty of Spanish speakers in identifying mid vowels of BP, as well as provide evidence that these learners are forming new L2 phonetic-phonological categories, despite the difficulty of defining aspects that characterize such acoustic-articulatory categories.
Contido em Letras de hoje. Porto Alegre, RS. Vol. 49, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 85-94
Assunto Bilingüismo
Fonologia
Língua espanhola
Língua portuguesa
Vogal
[en] Frontness
[en] Height
[en] Identification of open-mid vowels and close mid-vowels
[en] L2 brazilian portuguese
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/97098
Arquivos Descrição Formato
000919203.pdf (485.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.