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dc.contributor.authorFeiden, Juliana Andradept_BR
dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorFinger, Ingridpt_BR
dc.date.accessioned2014-07-02T02:06:42Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0101-3335pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97098pt_BR
dc.description.abstractFalantes de espanhol como língua materna geralmente apresentam dificuldade em identificar as vogais médias altas e baixas [e], [ε], [o], [ͻ] do Português Brasileiro (PB). O objetivo deste estudo é verificar os efeitos de anterioridade e de altura na percepção dessas vogais, através de um teste de identificação, aplicado a 16 falantes do espanhol Rioplatense, com idades entre 16 e 18 anos, utilizando-se pares mínimos do PB. Os resultados mostraram que, tanto nas vogais anteriores quanto nas posteriores, os participantes obtiveram índice mais elevado de acerto nos itens que continham vogais médias altas comparados aos itens contendo vogais médias baixas. Os resultados confirmam a dificuldade de identificação das médias do PB por argentinos, bem como evidenciam que os aprendizes em questão se encontram em um estágio de formação das novas categorias fonético-fonológicas da L2, apesar da dificuldade da delimitação dos aspectos acústico-articulatórios que caracterizam tais categorias.pt_BR
dc.description.abstractSpeakers of L1 Spanish have difficulty discriminating the open and close-mid vowels [e], [ε], [o], [ͻ] in Brazilian Portuguese (BP). The goal of this paper is to verify the effects of frontness and height in the perception of these vowels. A test of vowel identification was given to 16 speakers of Argentine Spanish, aged between 16 e 18 years, using minimal pairs in BP. Results show that, in both front and back vowels, participants had higher scores in items containing close-mid vowels if compared with items containing open-mid vowels In relation to the frontness effect, participants also demonstrated more difficulty in identifying open-mid vowels than close-mid vowels. The results confirm the difficulty of Spanish speakers in identifying mid vowels of BP, as well as provide evidence that these learners are forming new L2 phonetic-phonological categories, despite the difficulty of defining aspects that characterize such acoustic-articulatory categories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLetras de hoje. Porto Alegre, RS. Vol. 49, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 85-94pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFrontnessen
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectHeighten
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectIdentification of open-mid vowels and close mid-vowelsen
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectL2 brazilian portugueseen
dc.subjectVogalpt_BR
dc.titleO efeito da anterioridade e da altura na identificação das vogais médias altas e médias baixas do português brasileiro por falantes de espanholpt_BR
dc.title.alternativeThe effect of frontness and height in the identification of open-mid vowels and close-mid vowels in Brazilian Portuguese by Spanish speakers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000919203pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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