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dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorLeite, Vicente de Araújo Meirellespt_BR
dc.date.accessioned2014-07-02T02:06:45Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97103pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com o intuito de gerar conhecimento sobre a prática do gerenciamento por categoria (GC) através implantação desta ferramenta no ambiente farmacêutico, realizada pela empresa ALFA, para a categoria de nutrição infantil. Como uma das praticas do ECR (resposta eficiente ao consumidor) o GC surgiu na década de 90 representando um esforço conjunto entre fornecedor e varejo para identificar oportunidades de melhores práticas em resposta ao movimento de intensificação da concorrência e de elevação dos padrões de competitividade no mercado. Na primeira etapa do trabalho, faz-se uma análise sobre a diferença entre os resultados auferidos antes e após a implantação realizada em todas as farmácias da rede. Lembrando que, para análise deste trabalho, foram utilizados números fornecidos pela empresa ALFA e pela rede parceira. Na segunda etapa, o trabalho apresenta uma análise sobre a diferença entre mix de produtos, sortimento e planograma em uma amostra de oito unidades selecionadas. Os resultados obtidos apontaram um aumento superior a 50% quando comparado a uma rede de mesmo tamanho e no mesmo período da implantação. Além do aumento no número de vendas, foram identificadas inúmeras melhorias na experiência de compra no ponto de venda pelo shopper.pt_BR
dc.description.abstractThis work was carried out in order to generate knowledge about the practice of category management (CM) through implementation of this tool in the pharmaceutical retailer environment, undertaken by ALFA, for the category of child nutrition. As one of the practices of ECR (Efficient Consumer Response), GC came in the 90 representing a joint effort between supplier and retail opportunities to identify best practices in response to movement of rising of market competition. In the first stage of labor, it is an analysis of the difference between the income earned before and after implantation performed in all network pharmacies. In the first stage, for the analysis of this work, we used figures provided by the company ALFA and the partner network. In the second stage, the work presents an analysis of the difference between product mix, assortment and planogram in a sample of eight units selected. Results showed a greater than 50% when compared to a network of the same size and the same period of implantation. In addition to the increase in sales, numerous improvements were identified in the shopping experience at the point of sale by the shopper.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrade marketingen
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectCategory managementen
dc.subjectCanais de marketingpt_BR
dc.subjectPharmaceutical retailen
dc.subjectSegmentação de mercadopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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