Repositório Digital

A- A A+

Acoplando serviços de redes sociais e suporte para comunidades online no ambiente CODES

.

Acoplando serviços de redes sociais e suporte para comunidades online no ambiente CODES

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Acoplando serviços de redes sociais e suporte para comunidades online no ambiente CODES
Autor Scheeren, Felipe Mendonça
Orientador Pimenta, Marcelo Soares
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Informática : Música
Redes sociais
Resumo O objetivo deste trabalho é investigar conceitos de Redes Sociais e de Comunidades Online e propor uma forma de integrá-los ao ambiente CODES. O CODES é um ambiente de prototipação musical cooperativa na web onde novatos em música podem criar protótipos musicais a partir de blocos básicos de sons. Esses protótipos podem ser compartilhados com outros usuários do sistema a fim de que eles também editem esse mesmo protótipo. No entanto, apesar das possibilidades de cooperação, o CODES originalmente não possuía mecanismos para a criação de uma rede social onde a musica seria o tema condutor (o tema de interesse da rede) nem suporte explícito a comunidades (grupos). Para alcançar o objetivo, são compiladas algumas características e mecanismos de Sites de Redes Sociais e de Comunidades Online dentre as mais conhecidas e utilizada, assim como integrar essa nova camada de rede social no ambiente já existente, quais as modificações que seriam necessárias e quais funcionalidades deveriam estar presentes no novo sistema. Os tipos de relacionamentos entre os usuários do CODES foram repensados bem como a criação de diferentes níveis de publicação dos protótipos, que alternam suas propriedades de edição de acordo com o tipo de relacionamento entre os usuários. Foram propostos e implementados os conceitos de linha do tempo, perfil, página de protótipos do usuário, camada sobre a interface de criação de protótipos, grupos, serviço de notificação, configuração de perfil de usuário e interface de login e registro. Finalmente, foi definida e elaborada a estrutura necessária para oferecer o suporte a redes sociais e comunidades online e foi implementado um protótipo como prova de conceito, denominado Social Codes, configurando uma rede social e um suporte a comunidades, cujo tema de interesse é a criação de música online.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/97107
Arquivos Descrição Formato
000920645.pdf (3.994Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.