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E-commerce C2C na China : análise estratégica do Taobao e dos seus concorrentes

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E-commerce C2C na China : análise estratégica do Taobao e dos seus concorrentes

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Título E-commerce C2C na China : análise estratégica do Taobao e dos seus concorrentes
Autor Stürmer, Laura Breier
Orientador Macada, Antonio Carlos Gastaud
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Ambiente organizacional
Comércio eletrônico
Competitividade
[en] E-commerce
[en] Marketplace
[en] Porter´s five Forces de porter
[en] Taobao
Resumo A emergência do comércio eletrônico, também denominado e-commerce, foi a mudança mais profunda já ocorrida no mundo moderno dos negócios. O e-commerce consumer-to-consumer tem sido responsável pelo elevado ingresso de novos compradores, empresas e de pequenos empreendedores no comércio virtual. Apenas o líder de marketplaces chinês, Taobao, possui mais de seis milhões de vendedores anunciando seus produtos e 500 milhões de usuários cadastrados. Na China, estima-se que o segmento possibilitou a geração de mais de um milhão de empregos e permitiu aos chineses de pequenos e médios municípios terem acesso a mesma variedade de produtos ofertados nas grandes cidades. O objetivo da pesquisa é analisar o ambiente competitivo enfrentado pelo site Taobao e pelos seus concorrentes no mercado C2C na China, a partir do modelo das Cinco Forças de Porter. Para atingi-lo, foi utilizado o método de estudo de caso, aplicado à realidade chinesa, a partir de entrevistas e da utilização de dados secundários. Como contribuições desse estudo estão: analisar o ambiente competitivo enfrentado pela empresa líder do setor e entender como ela consolidou sua liderança, dominando o mercado de forma massiva.
Abstract The emergence of electronic commerce, also known as e-commerce, was the most profound change has occurred in the modern business world. The ecommerce consumer-to-consumer has been responsible for the high entry of new buyers, small businesses and entrepreneurs in virtual shopping. As the leader of Chinese marketplaces, Taobao, has more than six million sellers advertising their products and 500 million registered users. In China, it is estimated that the segment has enabled the generation of over a million jobs and allowed the Chinese small and medium cities have access to the same variety of products offered in major cities. The objective of the research is to analyze the competitive environment faced by the site Taobao C2C market in China, from the perspective of the Five Forces model of Porter. To achieve it, was used the method of case study applied to the Chinese reality through interviews and the use of secondary data. The mainly contributions of this study are: to analyze the competitive environment faced by the industry leader and understand how it consolidated its leadership and has dominated the market in a massive way.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97120
Arquivos Descrição Formato
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