Repositório Digital

A- A A+

A influência da cultura nacional chinesa e brasileira no processo de desenvolvimento de novos produtos em subsidiárias brasileiras

.

A influência da cultura nacional chinesa e brasileira no processo de desenvolvimento de novos produtos em subsidiárias brasileiras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência da cultura nacional chinesa e brasileira no processo de desenvolvimento de novos produtos em subsidiárias brasileiras
Autor Barcellos, Leonardo Mattos de
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Desenvolvimento de produto
Influência cultural
Novos produtos
[en] International Business
[en] National culture
[en] New product development
Resumo Com o avanço da globalização e das multinacionais, a busca por times multiculturais para o desenvolvimento de novos produtos (DNP) se torna cada vez mais importante, e, consequentemente o entendimento das diferenças culturais acaba se tornando um fator crítico para o sucesso dos projetos colaborativos de DNP. Neste estudo, se analisou as diferentes influências da cultura nacional brasileira e chinesa no DNP colaborativos de uma grande multinacional sino-americana do mercado de eletrodomésticos, através da ótica do modelo das dimensões culturais criado por Hofstede. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com entrevistas em profundidade com gestores de projeto brasileiros com grande experiência em projetos internacionais com a China, com gestores de projetos com o Brasil chineses. Com base na pesquisa e na revisão teórica, identificaram-se características típicas de cada uma das culturas, seguindo o modelo de Hofstede e os principais impactos dessas diferenças dentro da realização de projetos de novos produtos.
Abstract With the advance of globalization and multinationals, searching for multicultural teams for new product development (NPD) is becoming increasingly important, and therefore the understanding of cultural differences becomes a critical factor for the success of collaborative projects NPD. In this study, it was analyzed the different influences of Brazilian and Chinese national culture in a large collaborative NPD in a Sino-American multinational company leader on the home appliances market through the model of cultural dimensions created by Hofstede . To achieve this, it was carried out a survey with in-depth interviews with Brazilians R&D managers with extensive experience in international projects with China and with Chinese project managers with experience working with Brazil. Based on the research and literature review, it was identified some typical characteristics of each culture, following the model of Hofstede and the main impacts of these differences within the NPD.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97121
Arquivos Descrição Formato
000918689.pdf (864.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.