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Fatores de decisão de compra em supermercados virtuais

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Fatores de decisão de compra em supermercados virtuais

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Título Fatores de decisão de compra em supermercados virtuais
Autor Monteiro, Ranieri Fonseca Carneiro
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Resumo Por conta da evolução tecnológica que estamos vivendo, empresas buscam diferentes soluções que proporcionem diferenciais utilizando novas ferramentas e oportunidades existentes, a fim de melhorar sua prestação de serviço ou produção. Somado a isso, a internet continua seu processo de evolução, fazendo parte da vida de um número de pessoas cada vez maior, mudando costumes e hábitos das pessoas. Um dos recursos que tem sido bastante desenvolvido é o de compras via internet, com diversos comércios eletrônicos sendo criados para comercializar os as mais diversas categorias, sendo uma delas os supermercados virtuais. Contudo, o mercado de supermercados online ainda apresenta algumas questões em aberto, visto que não se tem muito conhecimento sobre todos os players, e principalmente esses não conseguem entender o comportamento do consumidor nas redes, em especial no momento em que é decidido entre utilizar a loja virtual ou física. Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa fosse realizada em duas fases, qualitativa e quantitativa, que busca compreender quais são os atributos relacionados à decisão de compra em lojas virtuais de supermercado, e, por fim, identificar quais deles são os mais relevantes quando já se decidiu pelo uso da loja online. Para o estudo, foram aplicadas oito entrevistas em profundidade com pessoas que já tinham feito a compra em supermercados online ou de qualquer artigo pela internet, visando determinar quais atributos estavam ligados a essa compra, e depois coletados 135 questionários, buscando conhecer quais são os fatores de decisão. Para a análise, os questionários foram separados em dois grupos: usuários de supermercados virtuais e não usuários, para identificar possíveis diferenças entre esses dois grupos. Após as análises das respostas quantitativas, verificou-se que os atributos prazo de entrega (e o cumprimento do mesmo) seguido pela confiança na escolha dos produtos pelo supermercado são considerados os mais importantes na hora da escolha entre uma loja virtual ou física de supermercado por ambos os grupos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97122
Arquivos Descrição Formato
000918754.pdf (813.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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