Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorBattisti, Nicolept_BR
dc.date.accessioned2014-07-02T02:06:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97127pt_BR
dc.description.abstractEm meio a ambientes mutantes, diferentes relações existem entre a organização e seus atores próximos (clientes, fornecedores, parceiros, distribuidores, concorrentes, etc.). Normalmente esses atores são externos à organização e podem, em função das suas decisões, interferir na atividade ou rumo da empresa. Por esse motivo o monitoramento do ambiente deve ser feito pelos gestores, a fim de evitar que a organização seja impactada negativamente pelas mudanças e para que possa, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades que elas proporcionam. O objetivo do presente trabalho é propor a implantação do método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) em uma empresa do varejo do contexto de surf e skatewear. O método IEAc visa apoiar os gestores, tendo como foco o auxílio nas decisões de impacto estratégico, baseadas na exploração, captação e atribuição interna de sentido coletivo para as informações provenientes de ambientes externos. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa com caráter exploratório e a observação participante foi utilizada pelo fato de o pesquisador ser membro da empresa. Os resultados obtidos foram subdivididos de acordo com o método proposto (L.E.SCAnning®) e mostraram a importância das informações do ambiente para uma tomada de decisão mais eficiente, além de apontar para uma continuação do estudo pela empresa, no que diz respeito à concorrência de multimarcas com lojas de marca própria. Além disso, os resultados demonstram dificuldades e facilitadores na aplicação do método.pt_BR
dc.description.abstractAmong changing environments, different relationships exist between the organization and its stakeholders nearby (customers, suppliers, partners, distributors, competitors, etc.). Typically, these people are external to the organization and may, depending on their decisions, interfere on the activity or course of business. Therefore, the environmental monitoring should be done by managers, in order to prevent the organization from being adversely impacted by the changes and, at the same time, avail with the opportunities it provides. The objective of the present work is to propose the implementation of the method of Anticipative Strategic Intelligence and Collective in a retail company in the surf and skatewear context. This method aims to support managers, focusing in assist decisions of strategic impact, based in the exploration, acquisition and internal attribution of collective sense for information from external environments. The research was conducted qualitatively with an exploratory view and the participant observation was used because the researcher is a member of the company. The obtained results were subdivided according to the proposed method (L.E.SCAnning®) and indicated the information’s importance of the environment for decision making process more efficient, beyond pointing to a continuation of the study by the company, with regard to competition between multibrand and stores with its own brand. Furthermore, the results demonstrate difficulties and facilitating the implementation of the method.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformationen
dc.subjectInteligência estratégicapt_BR
dc.subjectAnticipative strategic intelligence and collectiveen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectL.E.SCAnning ®en
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectEnvironmental monitoringen
dc.subjectMonitoramento do ambientept_BR
dc.subjectRetailen
dc.titleAplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wearpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918508pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples