Repositório Digital

A- A A+

O comportamento empreendedor feminino no Rio Grande do Sul

.

O comportamento empreendedor feminino no Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O comportamento empreendedor feminino no Rio Grande do Sul
Autor Gass, Helena de Medeiros
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento empreendedor
Empreendedorismo
[en] Aspirations
[en] Entrepreneur
[en] Entrepreneurship
[en] Female entrepreneurship
[en] Motivations
[en] Obstacles
Resumo O tema “empreendedorismo” vem ganhando destaque devido às suas inúmeras vantagens, como, por exemplo, o aumento do número de empregos, o desenvolvimento local e tecnológico, entre outros. Ao mesmo tempo, o número de mulheres empreendedoras aumenta a cada ano, sendo que hoje elas representam quase a metade do total de empreendedores iniciais no Brasil. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento empreendedor feminino no Rio Grande do Sul. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com nove empreendedoras nascidas e residentes no estado. Para a análise dos dados, as entrevistadas foram separadas, conforme sua faixa etária, em três grupos, cada um com três empreendedoras, com a finalidade de averiguar se o fator “idade” influencia na percepção dessas mulheres. Por fim, verificou-se que existem semelhanças e, principalmente, diferenças nas motivações, nas aspirações e nos obstáculos percebidos por essas empreendedoras, contudo, os fatores que influenciam nessa percepção vão além da idade.
Abstract The term "entrepreneurship" has been gaining prominence because of its numerous advantages, such as an entrepreneur's contribution to the number of jobs, local development and technological progress, among others. At the same time, the number of female entrepreneurs increases each year, today they represent almost half of the entrepreneurs in Brazil. The objective of this work is to analyze the behavior of female entrepreneurs in Rio Grande do Sul. For this reason, we performed exploratory research ofa qualitative nature, with nine entrepreneurs born and residing in the state. For the data analysis, the interviewees were separated according to their age intothree groups - each one with three entrepreneurs - for the purpose of investigating whether the factor of "age" influences the perception of these women. It was found that there are similarities and many differences in motivation, aspiration and obstacles perceived by these entrepreneurs. However, the factors that influence these perceptions go beyond the age.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97135
Arquivos Descrição Formato
000918639.pdf (907.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.