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Práticas de atração e retenção de voluntários em organizações do Terceiro Setor

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Práticas de atração e retenção de voluntários em organizações do Terceiro Setor

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Título Práticas de atração e retenção de voluntários em organizações do Terceiro Setor
Autor Colomby, Renato Koch
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Gestão de pessoas
Terceiro setor
[en] Attraction
[en] People management
[en] Retaining volunteers
[en] Third sector
Resumo O presente estudo identificou quais são as práticas de gestão de pessoas em três diferentes organizações do terceiro setor: Junior Achievement, Doutorzinhos e Instituto Dias da Cruz. Tendo como foco a atração e retenção, realizaram-se entrevistas estruturadas com voluntários e gestores responsáveis por estes processos, além de observação e análise documental. Em suas práticas, verificou-se que as organizações não governamentais possuem em comum, predominantemente, o contato com outras ONGs para auxilio na captação de voluntários, a dependência e escassez de pessoas disponíveis para a prática do voluntariado. Porém, além da causa, porte e número de voluntários, diferem entre si quanto ao processo seletivo e formas de suporte e acompanhamento impactando diretamente na retenção destes voluntários. Como resultados, obteve-se que estas instituições necessitam de um maior nível de organização, planejamento e estruturação de parcerias para acréscimo do número de voluntários e redução dos índices de rotatividade. Sugeriram-se melhorias pontuais para as ONGs quanto a seus processos de gestão e conclui-se com uma proposição de processos integrados que visa facilitar o entendimento e maximização de resultados para essas organizações e possa ser utilizado como base para outras ONGs.
Abstract This study identified what are the practices of people management in three nongovernmental organizations; Junior Achievement, Doutorzinhos, and Instituto Dias da Cruz. The study focuses on the attraction and retention of volunteers. Structured interviews with volunteers and responsible managers, observational analysis, and document research were all conducted. In this practice, it was found that nongovernmental organizations use, predominantly, contact with other NGOs to aid in attracting and finding volunteers. However, beyond question, size and number of volunteers, they differ in the selection process and in the ways to support and followup with the volunteers, which directly impacts the retention of these volunteers. As a result, it was found that these institutions require a higher level of organization, planning and structuring partnerships to increase the number of volunteers and reduce turnover rates. We suggest specific improvements for NGOs regarding their management processes. This paper concludes with a proposition of integrated processes to facilitate the understanding and maximizing results for these organizations to serve as a model for other NGOs.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97151
Arquivos Descrição Formato
000918775.pdf (5.904Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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