Repositório Digital

A- A A+

Bolsa de valores em baixa, hora de comprar : a importância doValuation para selecionar os ativos da carteira : estudo de caso da CPFL Energia S.A.

.

Bolsa de valores em baixa, hora de comprar : a importância doValuation para selecionar os ativos da carteira : estudo de caso da CPFL Energia S.A.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Bolsa de valores em baixa, hora de comprar : a importância doValuation para selecionar os ativos da carteira : estudo de caso da CPFL Energia S.A.
Autor Stedele, Guilherme Maciel
Orientador Macêdo, Guilherme Ribeiro de
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Avaliação de empresas
Precificação
[en] Appraisal of companies
[en] CPFE3
[en] CPFL energia
[en] FCFF
[en] Precification of stocks
[en] Valuation
Resumo Saber se o preço de mercado de uma ação está caro ou barato e qual o potencial de valorização desse ativo, são dúvidas que passam na cabeça de qualquer investidor. A utilização das ferramentas de análise fundamentalista tem ganhado cada vez mais aderência, o processo de valuation, ou avaliação de empresas, é tido como uma das áreas mais nobres das finanças empresariais, assim como uma das mais complexas, devido ao grande número de variáveis e conhecimento envolvido na análise. O trabalho teve como objetivo a revisão dos principais métodos de valuation e, a partir da escolha de um deles, precificar a ação da CPFL Energia, importante empresa do setor elétrico brasileiro. Por meio do uso do Fluxo de Caixa Livre para a Empresa (FCFF), chegou-se ao preço justo de R$ 24,14 para a ação CPFE3, com recomendação de manutenção para o curto prazo e de compra para o longo prazo.
Abstract To know if the market value of a share has a high or a low price and what is the increase potential of these stock, are questions that any investor has in the mind. The use of fundamentalist analysis tools have gained increasing adherence, the process of valuation, or appraisal of companies, is considered one of the noblest areas of business finances, as well as one of the most complex due to the large number of variables and knowledge involved in the analysis. The purpose of this study was to review the main methods of valuation, and from the choice of one of them, pricing the CPFL Energia's stock, important company in the brazilian electric sector. Through the use of Free Cash Flow to Firm (FCFF), reached at a fair price of R$ 24.14 for CPFE3 stock, with recommendation for a short-term maintenance and purchasing for a long term.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97157
Arquivos Descrição Formato
000918627.pdf (1.439Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.