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Reformulações curriculares do curso de licenciatura em Química da UFRGS : influências, contextos e práticas

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Reformulações curriculares do curso de licenciatura em Química da UFRGS : influências, contextos e práticas

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Título Reformulações curriculares do curso de licenciatura em Química da UFRGS : influências, contextos e práticas
Outro título Curricular reforms in the Chemistry teacher education course at UFGRS : influences, contexts and practices
Autor Passos, Camila Greff
Del Pino, Jose Claudio
Resumo Neste trabalho visamos analisar as relações da dinâmica curricular, institucional e organizacional do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, para verificar a adequação da atual proposta curricular ao conjunto de princípios determinados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dados foram trabalhados a partir de uma estrutura analítica integrada à luz das contribuições de Goodson (1997), Moreira (2005) e Apple (2006). Para tanto, realizamos a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, um breve estudo histórico dos movimentos curriculares do Curso e das súmulas das disciplinas e aplicamos questionários com os docentes e licenciandos. Os resultados apontam que a atual matriz curricular manteve uma organização disciplinar, priorizando o trabalho dos conhecimentos acadêmicos, frente os demais que compõem o conhecimento profissional do docente de Química. Diante dos dados apurados, entendemos que as configurações curriculares analisadas expressaram relações diretas com a dinâmica organizacional e institucional que subjazem suas construções.
Abstract This paper is aimed at analyzing the relations between the curricular, institutional and organizational dynamics at the Chemistry Teacher Eduacation Course at UFRGS to verify the adjustment of the current curricular proposal to the set of principles established by the National Curricular Guidelines. The data were worked on from an integrated analytical framework in the light of contributions by Goodson (1997), Moreira (2005) and Apple (2006). To do so, we performed a document analysis of the Course Pedagogical Project and the summary of the subjects, a brief background study of the Course’s curricular movements and applied questionnaires with the faculty and undergraduates. The results show that the current curricular matrix maintained a disciplinary organization prioritizing academic knowledge work, over the others that comprise professional knowledge of the Chemistry faculty. From the data ascertained, we understand that the analyzed curricular configurations express direct relations with the organizational and institutional dynamics that underlie its constructions.
Contido em Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 7, n. 1 (maio 2014), p. 209-234
Assunto Formação de professores
Reforma curricular : Licenciatura : Química
[en] Chemistry teacher education course
[en] Curricular reforms
[en] Teacher formation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/97186
Arquivos Descrição Formato
000919688.pdf (376.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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