Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPassos, Camila Greffpt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-03T02:04:37Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn2179-1309pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97187pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação é uma pesquisa do tipo estudo de caso, que visa a analisar as formas de contribuição dos estágios do curso de Licenciatura em Química da UFRGS para o desenvolvimento profissional dos licenciandos. Este estudo realizou-se no ano letivo de 2009, com um grupo de estudantes da primeira turma que cursou toda a organização curricular em vigência desde 2005. Para analisar o processo de progressão do desenvolvimento profissional, buscou-se identificar a relação entre as crenças didáticas dos licenciandos com as preocupações e dificuldades enfrentadas por eles em suas experiências como professores de Química nos estágios, assim como com as estratégias utilizadas por eles para lidar com estes dilemas. Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Fuller (1969) e Beach e Pearson (1998). Com os resultados apurados verificou-se que, mesmo ante à pequena efetivação dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, a maioria dos estudantes evoluiu em seu processo de desenvolvimento profissional, com o apoio de atividades que oportunizaram a reflexão sistemática entre as teorias de ensino e aprendizagem, os conflitos encontrados nos períodos de regência de classe e a sua relação com o sistema de crenças que embasou as práticas empreendidas nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation is a case study type research aimed at analyzing the forms of contributions from Internships at the UFRGS Licentiate Degree in Chemistry, for the professional development of the undergraduates. This study was carried out during the 2009 school year, with a group of undergraduates in the first class that experienced all the curricular organization in effect since 2005. To analyze the process of progression in the professional development, it was sought to identify the relationship between the beliefs of undergraduates with the concerns and difficulties faced by them in their experiences as teachers of chemistry in Internships, as well as the strategies used by them to deal with these dilemmas. Therefore, it was used the theoretical Fuller (1969) and Beach & Pearson (1998). With the results obtained it was found that, even before the little realization of the principles of the National Curricular Guidelines, the majority of the graduates evolved in their process of professional development with the support of activities that provide the opportunity for a systematic reflection between the teaching and learning theories, conflicts found during the period of managing the classes, and its relation with the system of beliefs that founded the practices employed in the Schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Contexto & Educação. Ijuí, RS. Vol. 28, n. 90 (maio/ago. 2013), p. 72-105pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectReforma curricular : Licenciatura : Químicapt_BR
dc.subjectCurricular reformsen
dc.subjectProfessional developmenten
dc.subjectBeliefsen
dc.titleAs formas de contribuição dos estágios supervisionados do curso de licenciatura em Química da UFRGS para o desenvolvimento profissional dos licenciandospt_BR
dc.title.alternativeThe forms of contribution from the supervised internships at the ufrgs licentiate degree course in chemistry for the professional development of the undergraduates en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000919695pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples