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Avaliação da coordenação sucção/deglutição/respiração através da ausculta cervical digital em recém-nascidos pré-termo e a termo

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Avaliação da coordenação sucção/deglutição/respiração através da ausculta cervical digital em recém-nascidos pré-termo e a termo

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Título Avaliação da coordenação sucção/deglutição/respiração através da ausculta cervical digital em recém-nascidos pré-termo e a termo
Autor Silva, Caroline Silveira da
Orientador Goldani, Helena Ayako Sueno
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.
Assunto Aleitamento materno
Auscultação
Comportamento de sucção
Criança pós-termo
Deglutição
Nascimento a termo
Recém-nascido
Respiração
[en] Cervical auscultation
[en] Coordination sucking-swallowing-breathing
[en] Newborn
Resumo Introdução: Recém- nascidos a termo nascem com a habilidade de coordenar as funções de sucção- deglutição- respiração. Recém-nascidos pré-termo não apresentam essa habilidade, consequentemente, necessitam de alimentação por sonda e podem apresentar dificuldade na transição da alimentação por sonda para via oral. O objetivo desse estudo foi comparar o padrão de coordenação sucção-deglutição-respiração de recém-nascidos a termo em aleitamento materno exclusivo e recém-nascidos pré-termo na transição da alimentação por sonda para a via oral com mamadeira. Métodos: Foram avaliados 64 recém-nascidos (32 recém-nascidos pré-termo e 32 recém-nascidos a termo) internados na UTI Neonatal e Alojamento Conjunto do Hospital Fêmina de Porto Alegre. Os recém-nascidos a termo foram avaliados durante as primeiras 48horas de vida e os recém-nascidos pré-termo foram avaliados no início da alimentação por via oral após período de alimentação por sonda orogástrica. O equipamento utilizado na ausculta cervical digital era composto por um detector acústico e por um pré-amplificador com filtro conectados a um computador Coreo 2 Duo. O microfone foi fixado com fita adesiva no pescoço do recém-nascido para captar os sinais da sucção/deglutição durante a alimentação. Três sinais de 30 segundos foram obtidos de cada RN e uma média foi obtida para os seguintes parâmetros: total de “suck-swallow signal” (SSS); duração total dos SSS; total de pausas para respirar >2,5 segundos; duração total das pausas. Os dados dos sinais dos sons da deglutição gravados foram analisados visual e auditivamente pelo Software Raven versão 1.1 Resultados: Os resultados mostraram que houve diferença estatisticamente significante para o parâmetro “duração total dos SSS”, mostrando que o tempo envolvido na sucção/deglutição é maior para os recém-nascidos pré-termo. Em relação ao parâmetro “duração total das pausas”, observou-se um tempo maior para os recém-nascidos a termo. O parâmetro “número de pausas” que indica a quantidade de momentos que o recém-nascido apresenta pausa para respirar durante a mamada no período de gravação também foi significativamente maior para os recém-nascidos a termo em comparação aos recém-nascidos pré-termo. Conclusão: Demonstramos que a ausculta cervical digital é um exame de fácil execução e minimamente invasivo na avaliação da coordenação sucção-deglutição-respiração em recém-nascidos a termo e pré-termo. Os recém-nascidos a termo com aleitamento materno durante os primeiros dias de vida apresentaram pausas para respirar mais prolongadas durante o processo de sucção-deglutiçãorespiração em comparação aos recém-nascidos pré-termo. Isso pode refletir o estágio do desenvolvimento do padrão de maturidade de processo de deglutição.
Abstract Background: Fullterm newborn are born with the ability to coordinate the functions of sucking, swallowing and breathing. Preterm infants may not have this ability, therefore, may require tube feeding and may have difficulty in the transition from tube feeding to oral feeding. The aim of this study was to compare the coordination pattern of suck, swallow and breathing in fullterm newborn exclusively breastfed and preterm newborn at the transition from tube feeding to oral bottle feeding . Methods: 64 newborn (32 preterm and 32 fullterm) admitted to the Neonatal Intensive Care Unit and Rooming-in of Femina Hospital of Porto Alegre. Fullterms were evaluated during the first 48 hours of life and preterms were assessed at the beginning of oral feeding after feeding period by orogastric tube. The equipment used in digital cervical auscultation included an acoustic detector and a preamplifier with filter connected to a computer 2 Duo Core. The microphone was fixed with tape on the neck of the newborn to capture the signals of suck / swallow during feeding. Three signals of 30 seconds were obtained from each newborn and an average was obtained for the following parameters: total number of "suck-swallow signal" (SSS); total duration of the SSS; total number of pauses> 2.5 seconds and total duration of pauses and . Signs of swallowing sounds recorded were analyzed visually and audibly by Raven Software version 1.1 Results: The results showed statistically significant differences for the parameter "total duration of the SSS," showing that the time involved in suction / swallowing is greater for preterms. As for the parameter "total duration of pauses," there was more time spent by fullterms. The parameter "number of pauses" that indicates the amount of times that newborn have respiratory pause during feeding in the recording period was also significantly higher for fullterms when compared with preterms. Conclusion: We demonstrated that digital cervical auscultation is a minimally invasive, feasible, and easy-to-perfom tool for evaluation of suck-swallowbreathing coordination in newborn. The fullterm infants with breastfeeding within the first days of life had prolonged respiratory pauses during the process of sucking, swallowing and breathing compared to preterms. This may reflect the stage of development of the natural maturity process of swallowing.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/97240
Arquivos Descrição Formato
000920174.pdf (952.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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