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Priorização de ações de melhoria no processo de fabricação de transformadores elétricos com a utilização de QFD e FMEA

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Priorização de ações de melhoria no processo de fabricação de transformadores elétricos com a utilização de QFD e FMEA

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Título Priorização de ações de melhoria no processo de fabricação de transformadores elétricos com a utilização de QFD e FMEA
Autor Martins, André Reis de Oliveira
Orientador Dutra, Camila Costa
Ten Caten, Carla Schwengber
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] FMEA
[en] Improvements
[en] QFD
Resumo É comum as empresas utilizarem as ferramentas QFD (Quality Function Deployment) e FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) para melhoria na qualidade do produto, no entanto, por terem focos diferentes geralmente não são aplicadas conjuntamente, embora tenham grande potencial para serem integradas. Este artigo tem como objetivo integrar as ferramentas QFD e FMEA para priorizar ações de melhoria em uma indústria de transformadores elétricos. Essa priorização é importante para as empresas direcionarem tempo e recursos em ações que propiciem um resultado nítido de melhoria na qualidade do produto sob o foco do cliente. O método proposto contemplou seis etapas e os principais ganhos obtidos foram a realização de ações de melhoria direcionadas, melhor gerenciamento dos recursos, aumento da confiabilidade do produto e satisfação dos clientes.
Abstract It is common for companies to use the tools QFD (Quality Function Deployment) and FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) to improve product quality, however, because they have different focuses are not usually applied together, although they have great potential to be integrated. This article aims to integrate QFD and FMEA tools to prioritize actions for improvement in an electrical transformer industry. This prioritization is important for driven company time and resources in actions that provide a clear result of improvement in product quality on customer focus. The method consisted of six steps and the main gains have been carrying out improvement actions targeted, better management of resources, increased product reliability and customer satisfaction.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97364
Arquivos Descrição Formato
000919623.pdf (471.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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