Repositório Digital

A- A A+

Fatores que influenciam a criatividade em projetos de produtos na percepçao dos gestores e equipes : o caso de máquinas agrícolas

.

Fatores que influenciam a criatividade em projetos de produtos na percepçao dos gestores e equipes : o caso de máquinas agrícolas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores que influenciam a criatividade em projetos de produtos na percepçao dos gestores e equipes : o caso de máquinas agrícolas
Autor Alves, Camila Inchauspe Correa
Orientador Paula, Istefani Carísio de
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] Agricultural machinery
[en] Creativity
[en] Product
[en] Product development
Resumo Este artigo analisa os principais fatores que influenciam a criatividade na percepção de gestores e equipes de desenvolvimento de produtos em uma multinacional desenvolvedora e fabricante global de máquinas agrícolas. Para tanto, após a revisão teórica, conduziu-se um estudo de caso através de coleta de dados por meio de pesquisas de cunho qualitativo e quantitativo. Por meio dessas pesquisas, discutiram-se as principais semelhanças e diferenças entre as percepções de gestores e demais profissionais atuantes em projetos de produto. Além disso, também foram confrontadas e analisadas estatisticamente as informações provenientes da pesquisa quantitativa a fim de validar as percepções ressaltadas durante as entrevistas em profundidade. Como resultado da aprendizagem, salientaram-se oportunidades de melhorias em relação à estrutura organizacional, bem como comunicação e melhor aproveitamento da criatividade de colaboradores frente a inovações em produtos e processos.
Abstract This article analyses the main factors that make influence on creativity from de perception of the managers and teams of products development in a multinational developer and global manufacturer of agricultural machinery. For that, after the theoretical review, a case study was conducted by collecting data through qualitative and quantitative surveys. Through these studies, were discuss the main similarities and differences between the perceptions of managers and other professionals whose work on projects. Furthermore, were also statistically compared and analyzed the information from quantitative researches to validate the perceptions highlighted during the in-depth interviews As a result of learning were highlighted opportunities for improvement in relation to the organizational and communication as well as better use of the creativity of employees regarding innovations in products and processes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97378
Arquivos Descrição Formato
000920258.pdf (388.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.