Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de um projeto de melhoria baseado no Seis Sigma para manutenção da rede de cabos em uma operadora de telefonia

.

Desenvolvimento de um projeto de melhoria baseado no Seis Sigma para manutenção da rede de cabos em uma operadora de telefonia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de um projeto de melhoria baseado no Seis Sigma para manutenção da rede de cabos em uma operadora de telefonia
Autor Tavares, Aline Machado
Orientador Echeveste, Marcia Elisa Soares
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] External network
[en] Preventive maintenance
[en] Six sigma
[en] Telecom
[en] Telecommunication
Resumo Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa de telecomunicação que aplica a manutenção preventiva dos elementos da rede externa, visando a melhoria de qualidade em serviços de telefonia. O objetivo do artigo é apresentar o desenvolvimento de um projeto de melhoria baseado nas etapas dos projetos seis sigma para melhoria na qualidade do sistema de telefonia fixa e transporte de dados, através da análise de dados históricos dos projetos. Os resultados contribuem para a elevação da qualidade do processo, para a redução do custo de cada projeto e para a redução do tempo de execução desses projetos. O artigo apresenta o detalhamento das etapas do Projeto de melhoria adaptado e exemplificado ao setor de manutenção preventiva na rede externa de telecomunicações, podendo ser replicado em situações similares.
Abstract This paper presents a case study in a telecommunication company applying preventive maintenance of external network elements, aiming at improving the quality of telephony services. The aim of this paper presents the development of a six sigma quality improvement system of fixed telephony and data transport, through the survey of historical data of projects. As results were obtained analysis that may contribute to the process quality improvement, to reduce the cost of each project and to reduce the execution time of such projects. The paper presents the project of Six Sigma steps detailed, adapted and illustrated to preventive maintenance sector on the external network telecommunications and can be replicated in similar situations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97391
Arquivos Descrição Formato
000920247.pdf (470.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.