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Identificação e discriminação de oclusivas não vozeadas sem soltura de ar audível do inglês : dados de aprendizes brasileiros

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Identificação e discriminação de oclusivas não vozeadas sem soltura de ar audível do inglês : dados de aprendizes brasileiros

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Título Identificação e discriminação de oclusivas não vozeadas sem soltura de ar audível do inglês : dados de aprendizes brasileiros
Outro título Identificación y discriminación de oclusivas sordas sin soltura de aire audible del inglés : datos de estudiantes brasileños
Outro título Identification and discrimination of english unreleased voiceless stops : data from brazilian learners
Autor Perozzo, Reiner Vinicius
Alves, Ubiratã Kickhöfel
Resumo Neste estudo, investiga-se a percepção de aprendizes brasileiros, residentes em Porto Alegre (RS) e região metropolitana, acerca das diferenças de ponto de articulação entre as oclusivas não vozeadas [p], [t] e [k], sem soltura de ar audível em final de palavra, presentes em inglês (variedade americana). Trinta e dois acadêmicos do curso de Letras da UFRGS participaram da pesquisa, os quais apresentaram níveis básico e intermediário de proficiência em inglês. Para verificar a acuidade perceptual em relação ao ponto de articulação das consoantes, designaram-se duas tarefas psicolinguísticas contendo palavras de estrutura silábica CVC, equidistribuídas segundo três vogais anteriores. Os resultados sugeriram que: (a) os segmentos [p] e [k] são percebidos com mais acuidade do que o segmento [t]; (b) houve maiores índices de acuidade quando a vogal nuclear era curta e/ou frouxa; e (c) o nível de proficiência dos participantes não é determinante para a acuidade perceptual das consoantes testadas.
Resumen En este estudio se aborda la percepción de estudiantes brasileños, residentes en Porto Alegre y en la región metropolitana, acerca de las diferencias en los puntos de articulación entre las oclusivas sordas [p], [t] y [k], sin soltura de aire audible en final de palabra, presentes en inglés (variedad norteamericana). Treinta y dos académicos del curso de Letras de la UFRGS, con niveles básico e intermedio de dominio del idioma inglés, participaron de la investigación. Para verificar la corrección perceptiva en relación al punto de articulación de las consonantes, se designaron dos tareas psicolingüísticas que contenían palabras de la estructura silábica CVC, distribuidas conforme a las tres vocales anteriores. Los resultados sugieren que: (a) los segmentos [p] e [k] son percibidos con más corrección que el segmento [t]; (b) hubo mayores índices de corrección cuando la vocal nuclear era corta o débil; y (c) el nivel de dominio de inglés de los participantes no es determinante para la calidad perceptiva de las consonantes testeadas.
Abstract This study investigates how Brazilian EFL learners, living in Porto Alegre (RS), perceive the differences in place of articulation of the American English unreleased voiceless stops [p], [t], and [k], in word-final position. Thirty-two undergraduate students (leveled as having basic and intermediate proficiency In English), taking their English major at UFRGS, participated in the research study. In order to verify the perceptual accuracy regarding the place of articulation of the consonants, two psycholinguistic tasks containing CVC words (whose nuclear segments were represented by front vowels) were conducted. The results suggest that: (a) the segments [p] and [k] are perceived much more accurately than the segment [t]; (b) there were higher levels of accuracy in the tasks when the nuclear segment was a short/lax vowel; and (c) the participants’ level of proficiency is not crucial to the perceptual accuracy of the consonants which were tested.
Contido em Fórum lingüístico. Florianópolis, SC. Vol. 11, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 23-38
Assunto Fonologia
Língua inglesa
Oclusiva bilabial surda
[en] Auditory perception
[en] English stops
[en] Unreleased consonants
[es] Consonantes sin soltura
[es] Oclusivas
[es] Percepción
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/97486
Arquivos Descrição Formato
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