Repositório Digital

A- A A+

O impacto econômico da organização dos Jogos Pan Rio 2007

.

O impacto econômico da organização dos Jogos Pan Rio 2007

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O impacto econômico da organização dos Jogos Pan Rio 2007
Autor Machado, Jerônimo de Moraes
Orientador Saviani Filho, Hermógenes
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] 2007 Rio Pan american games
[en] Legacy
[en] MegaSports events
[es] Grandes eventos deportivos
[es] Juegos Pan americanos Rio 2007
[es] Legado
Resumo Os Jogos Panamericanos do Rio, em 2007, foi a segunda edição do evento sediada pelo Brasil. Eleito como sede em agosto 2000, desde a assinatura do Termo de Responsabilidades e Obrigações que firmou junto à ODEPA, o projeto brasileiro sofreu diversas alterações em seu escopo e, conseqüentemente, em seu custo e financiamento. Atualmente, com o país tendo sido eleito para sediar a Copa do Mundo FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, está na pauta de discussão da sociedade brasileira qual foi o legado que os Jogos Panamericanos de 2007 deixaram e se há real benefício para a população de um país em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, em sediar megaeventos esportivos.
Abstract The 2007 Pan American Games, in Rio, wasthesecondeditionoftheeventhostedin Brasil. Elected as host country in August, 2000, sincethesigningoftheresponsibilitiesandobligationstermwithODEPA, theBrazilian6projecthasundergoneseveralchanges in scopeand, consequently, its costsandfinancing. Nowadays, as thecountry hadbeenelectedto host the2014 FIFA World Cupandthe2016 Olympic Games, itis in the agenda ofBraziliansocietywhichwasthelegacythatthe 2007 Pan American Games leftand6ifthereis a real benefittothepopulationof a countryunderdevelopment, likeBrasil, in hostingmegasportsevents.
Resumen Los JuegosPanamericanos de Ríoen 2007,fueronla segunda edicióndel evento organizado por Brasil. Elegido en agosto de 2000, desde la firma del Termo de Responsabilidades y Obligacionesconla ODEPA, elproyectobrasileño ha sido objeto de varioscambiosenelámbito de aplicación y, enconsecuencia, sucoste y sufinanciación. Enlaactualidad, cómoel país ha sido elegido para organizar la Copa Mundial de la FIFA 2014 y losJuegos Olímpicos en 2016, se encuentraenla agenda de lasociedadbrasileñacualfueel legado que losJuegosPanamericanos de 2007 ha dejado y si hayalgún beneficio real a lapoblación de un país endesarrollo, como es el caso de Brasil, en realizar grandes eventos deportivos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97624
Arquivos Descrição Formato
000915328.pdf (1.063Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.