Repositório Digital

A- A A+

O vídeo como potência criativa ou instrumento de vigilância?

.

O vídeo como potência criativa ou instrumento de vigilância?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O vídeo como potência criativa ou instrumento de vigilância?
Autor Bertol, Tiele Marie
Orientador Semeler, Alberto Marinho Ribas
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Arte : Educação
Arte : Video
Resumo Este trabalho é uma reflexão sobre como as new medias estão sendo (sub)utilizadas no ambiente escolar trabalhando o tema da vigilância e (des)construção de identidades e processos de subjetivação utilizando a produção de vídeo como meio. Articulada à observação e prática do Estágio Curricular, as justificativas para o desenvolvimento desta pesquisa estão relacionadas à Educação e a construção de identidades esteriotipadas impostas pela mídia, em que alunos estão sujeitos. A produção audiovisual é introduzida nas escolas através de programas de aprendizagem financiados pelo governo e por grandes empresas (os mesmos que financiam os projetos ligados ao cinema e à televisão no Brasil) o que muitas vezes impõe regras que limitam a criação artística com a utilização do vídeo. Este projeto foi desenvolvido a partir de uma experiência prática em uma escola pública da região periférica de Porto Alegre.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97635
Arquivos Descrição Formato
000920994.pdf (800.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.