Repositório Digital

A- A A+

Bando de brincantes : um caminho dialético no teatro para crianças

.

Bando de brincantes : um caminho dialético no teatro para crianças

Mostrar registro simples

Estatísticas

dc.contributor.advisor Gil, Joao Pedro Alcântara pt
dc.contributor.author Juguero, Viviane pt
dc.date.accessioned 2014-07-12T02:12:37Z pt
dc.date.issued 2014 pt
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10183/97657 pt
dc.description.abstract Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre o trabalho do Bando de Brincantes, percorrendo o caminho dialético entre teoria e prática, que construiu a trajetória desse coletivo de arte. Relata um breve histórico do teatro para crianças no Brasil. Analisa os espetáculos Canto de Cravo e Rosa, enfocando a dialética da diversidade; Jogos de inventar, cantar e dançar e seus diálogos imaginários, afetivos e sensoriais, assim como Quaquarela, no qual focaliza a construção da cena por meio da lógica lúdica. Expõe a elaboração de metodologias de trabalho, bem como de propostas artísticas e pedagógicas. Apresenta questões controversas como a adequação da linguagem ao pensamento infantil e o preconceito que o teatro para crianças sofre enquanto manifestação artística. Por fim, defende a relevância da linguagem teatral no desenvolvimento humano, explicitando as opções realizadas pelo Bando de Brincantes, no intuito de convidar o leitor para construir suas próprias ideias sobre o tema. pt
dc.description.abstract This thesis presents a reflection on the work of Bando de Brincantes, covering the dialectical space between theory and practice that had been the basis for the history of this art collective. This study presents a brief history of theater for children in Brazil and an analysis of the performances of: Canto de Cravo e Rosa (Song of Carnation and Rose), focusing on the dialectics of diversity; Jogos de inventar, cantar e dançar (Inventing, singing and dancing games) and their imaginary, affective and sensory dialogues; and Quaquarela, which focuses on the construction of scenes from a ludic point of view. This study also presents work methodologies, as well as art and education propositions, and discusses controversial issues such as appropriateness of language to children’s thinking and prejudice against children’s theater as artistic expression. Finally, this thesis advocates the importance of theatrical language for human development, outlining the choices made by Bando de Brincantes in order to invite the reader to form his or her own ideas on the topic. en
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights Open Access en
dc.subject Theater for children en
dc.subject Teatro : Crianças pt
dc.subject Art en
dc.subject Bando de Brincantes. pt
dc.subject Retroalimentação criativa pt
dc.subject Theater pedagogy en
dc.subject Educação infantil pt
dc.subject Teatro infantil pt
dc.subject Teatro : Pedagogia pt
dc.title Bando de brincantes : um caminho dialético no teatro para crianças pt
dc.type Dissertação pt
dc.identifier.nrb 000921144 pt
dc.degree.grantor Universidade Federal do Rio Grande do Sul pt
dc.degree.department Instituto de Artes pt
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt
dc.degree.date 2014 pt
dc.degree.level mestrado pt

Arquivos Descrição Formato
000921144.pdf (13.58Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro simples

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.