Repositório Digital

A- A A+

Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil

.

Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
Autor Junges, Liane Maria
Orientador Kern, Daniela Pinheiro Machado
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Arte : Repeticao
Corpo : Linguagem
Estereótipo
Simulacro
Resumo A Educação Básica e Ensino da Arte na atualidade passam por mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte e estão em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea. Este trabalho propõe uma reflexão sobre uma metodologia de ensino voltada a analogias da relação Figura e Fundo em proposições que visam o imaginário como possibilidade criativa de ensino onde a expressão sensível está em consonância com o meio. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Contudo, na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. No mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à construção do imaginário. Unidades que visam ao todo, textos e contextos deslocados. Entre espaço e corpo, forma e conteúdo no que os materiais permitem mimetizar nossa personalidade, no sentido de linguagem. Do paradoxo ao informe, o terceiro elemento (signo) é sempre móvel: o imaginário. Passagens entre real e cópia, abstrato e concreto, real e imaginário e em superfícies híbridas. A revisão bibliográfica sobre o Ensino da Arte na Escola se apoia em textos de Betty Edwards, Edyth Derdyk e Fayga Ostrower enquanto os textos de David P. Ausubel e Maurício Puls são os referenciais ligados ao Deslize do Sensível à Linguagem do Corpo de Henry Jeudy na Arte Contemporânea.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97670
Arquivos Descrição Formato
000920926.pdf (953.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.