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Desenvolvimento humano e políticas educacionais brasileiras

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Desenvolvimento humano e políticas educacionais brasileiras

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Título Desenvolvimento humano e políticas educacionais brasileiras
Autor Viana, Maísa Pellegrini
Orientador Comim, Flavio Vasconcellos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] Capabilities
[en] Educational public policies
[en] Human development
[en] Preschool education
Resumo Este trabalho procura oferecer uma nova perspectiva a respeito do ensino infantil no Brasil: a da Teoria do Desenvolvimento Humano e das abordagens que três de seus autores, Amartya Sen, Martha Nussbaum e James Heckman, apresentam quanto ao assunto. A princípio será apresentada essa teoria. A seguir, através de uma análise de políticas públicas educacionais e de sistemas de avaliação da educação que vigoram no país, procura-se averiguar se estas já apresentam elementos condizentes com a Teoria do Desenvolvimento Humano. Então, considerando os resultados dessa análise, é verificada como os autores mencionados podem contribuir com a qualidade da educação no país. Entre as políticas e os sistemas de avaliação abordados, encontram-se, por exemplo, o IDEB, o Fundeb, o Programa Mais Educação e o Brasil Carinhoso.
Abstract This work tries to provide a new perspective on Brazilian preschool education: the one form the Human Development Theory and from the approaches that three of its authors, Amartya Sen, Martha Nussbaum and James Heckman present on the subject. At first, this theory is presented. In sequence, through an analysis of the educational public policies and the education evaluation system in effect in the country, it seeks to ascertain if these already present some elements according with the Human Development Theory. Then, taking into consideration this analysis results, it is examined how the mentioned authors can contribute to the quality of education in the country. Amongst the policies and evaluation systems addressed, there is, for example, the IDEB, the Fundeb, the More Education Program and the Caring Brazil Program.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/97728
Arquivos Descrição Formato
000915424.pdf (880.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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